TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blá Blá Blá

Monografias: Blá Blá Blá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

http://www.proppi.uff.br/leeccc/pesquisa-etnogr%C3%A1fica

(...) o objetivo maior da etnografia está no entendimento e na compreensão do desenvolvimento dos processos comunicativos com o propósito de identificar os padrões e regularidades das condições de mudança e de suas potencialidade entre os participantes de uma determinada atividade.

Negros e mulheres são os grupos que ficam mais tempo desempregados no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgada neste domingo (18) pelo jornal "O Globo".

O desemprego subiu para 6% em junho, maior nível desde abril de 2012, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o Dieese, 53,9% dos trabalhadores que procuram emprego há menos de um ano são mulheres e 53,3%, negros. A taxa aumenta entre os desempregados há mais de um ano: nesta situação, 63,2% são mulheres e 60,6%, negros.

Ainda conforme a pesquisa, trabalhadores com ensino médio completo ou superior incompleto são a maior parcela dos que estão desempregados há muito tempo, representando 46,2% do total.

A construção do LEECCC

Organizado em 2002 como Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cognição e creditado pelo CNPq e PROPPi (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação) da UFF, o LEECCC nasceu com o objetivo enfatizar a etnografia como suporte metodológico em diferentes frentes de pesquisas, extensão acadêmica e consultoria/tutoria intelectual.

O LEECCC se transfere para o Departamento de Antropologia da UFF, em 2006, e amadurece, tornando-se uma iniciativa abrangente a inúmeros projetos por meio da valorização da co-construção de conhecimentos via docência, pesquisa, consultoria e extensão, em áreas que, prioritariamente, recortam a Cultura, a Comunicação e a Cognição. Essa prioridade sobre o triplo “C”, conforme instalado na sigla LEECCC, aponta para o eixo principal do Laboratório que é o seu maior desafio, o conhecimento do fenômeno da interação social e da transmissão e a produção de regimes de representação. Transmissão que configura e viabiliza os processos e regimes de verdades veiculadas por dispositivos comunicativos, quer pedagógicas, quer informativos, quer lúdicos, quer científicos, quer regimes jurídicos. O que se intenta alcançar dentro da mais tradicional percepção antropológica são os processos de interação e os modos de comunicação com suas possibilidades receptivas, quer em sua modalidade ativa ou passiva, crítica ou conservadora, teórica ou empírica.

No LEECCC foram elaboradas pesquisas etnográficas, consultorias, encontros internacionais, seminários, convênios, tutorias intelectuais, monografias de graduação e dissertações de Mestrado. Além destas, outras modalidades de atividades como grupos focais e grupos de estudo bem como extensa colaborações com movimentos sociais.

A população alvo situa-se em um horizonte (‘leque’), que inclui alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e mesmo o mundo corporativo, como gerentes, executivos, elaboradores de politica (“policy makers”), dirigentes comunitários ou quaisquer dos interessados nos temas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com