TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil, Uma História Inconveniente

Artigo: Brasil, Uma História Inconveniente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  4.238 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

CURSO: ANÁLISE E DESENV. SISTEMAS

Emmanuel Maranhão Evangelista

UC13200016

Relatório do documentário “Brasil, uma história inconveniente.”

Brasília-DF

Fevereiro de 2014

“Brasil, uma história inconveniente.”

FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO

• Título: Brazil: An Inconvenient History (Original)

• Ano de produção: 2000 • Duração: 47 minutos

• Direção: Phil Grabsky

• Gênero: Documentário

• Países de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

INTRODUÇÃO

O documentário “Brasil, uma história inconveniente”, mostra como Portugal, Brasil e diversas nações africanas foram responsáveis pela maior emigração forçada da história da humanidade. Mostrando o passado colonial do Brasil, realizado em 2000 por Phil Grabsky, para a BBC e o History Channel. Ganhou um Gold Remi Award no Houston International Film Festival em 2001.

A "história inconveniente do Brasil" é uma história inconveniente de Portugal até 1808 e do Brasil até 1888 (abolição oficial da escravatura); e das diversas comunidades africanas (que capturavam e vendiam escravos aos traficantes).

INFORMAÇÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Através do documentário percebemos que a história do Brasil foi marcada por longos períodos de escravidão. Começando pelos índios já na chegada dos portugueses em 1500 (que até então eram os maiores exploradores), os nativos foram catequisados e colocados para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar devido a grande demanda por trabalhadores nas terras recém divididas entre os colonizadores, e também pelo fato de Portugal não possuir população para atender esse tipo de mão de obra.

Os índios, que viviam em comunidade, num sistema de distribuição de recursos entre os seus, e tirando para si somente o que necessitavam para a sobrevivência, não entendiam a necessidade dessa demanda excessiva por produção de alimentos e cana-de-açúcar, e começaram a se rebelar contra o fato de estarem trabalhando contra sua vontade, sendo sempre castigados, marcados, e catequisados de forma totalmente autoritária. Com o tempo passaram a morrer de doenças trazidas da Europa, além da condição imposta pelo trabalho escravo, e morte por tentativas de fuga; isso acarretou na dizimação de metade da população indígena em 100 anos.

Portugal, que passou a ter demanda crescente por mão de obra escrava, viu na África, que ficava a 40 dias de navio, uma ótima saída para atender a sua demanda, já que trazendo escravos de fora acarretaria menos fuga, tendo em vista que a dificuldade do idioma, e o fato de não ter um lar para fugir, faziam dos negros mão de obra mais maleável. Só que o transporte desses escravos geravam uma contrapartida no que diz respeito a mortalidade; dos escravos que eram capturados em sua terra, chegavam menos da metade vivos no destino final, o Brasil, e isso por diversos fatores: condição sub-humana no transporte, escassez de alimentos e doenças causadas pela infestação de cadáveres no próprio navio, que muitas vezes era descartado assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com