TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIA POLITICA

Pesquisas Acadêmicas: CIENCIA POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  5.003 Palavras (21 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

EDIVANA LACERDA TAVARES

Texto: A questão social no passado e as mudanças ocorridas no contexto da atualidade.

Itacoatiara- AM

2013

EDIVANA LACERDA TAVARES

Texto: A questão social no passado e as mudanças ocorridas no contexto da atualidade.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciencia Politica e Filosofia.

Prof. Marcia Bastos, Giane Albizzeti, Sergio Góes e Rosane Malvezzi.

.,

Itacoatiara- Am

2012

SUMÁRIO

1- Introdução --------------------------------------------------------------------------- -04

2- A questão Social e o Serviço Social no Brasil---------------------------------05

3- Os impactos e as consequencias das transformações sociais------------07

4- As desigualdades sociais no Brasil ---------------------------------------------- 08

5- Manifestações e enfrentamento da questão social ------------------------- -09

6- Consideraçõe Finais---------------------------------------------------------------- 10

7- Referencias------------------------------------------------------------------------------12

04

1-Introdução

Os problemas que assolam nossa sociedade como: desemprego seqüestros, injustiças sociais, a violência, consumo de drogas, prostituição, desemprego, saúde e educação precária, entre outros, vem provocando desigualdades sociais e um desiquilibrio na conjuntura político-social do Brasil. Esses problemas são encarados como questões sociais que nos leva a refletir.

A preocupação diante deles estão quando ultrapassam níveis considerados normais, portanto controlável pelo poder, que esteve e está nas mãos das elites políticas e econômicas.

A questão social desde muito tempo é encarada pela própria sociedade como responsabilidade do poder publico, e por outro lado os problemas sociais passaram a ser vistos como decorrentes da falta de recursos materiais e intelectuais, assim com da pobreza. Esses fenômenos sociais são tidos como éticos e morais, associados à permanência da ordem social do governante que está no poder. Muitas medidas de poiticas publicas foram feitas por governantes, mas sem resultados positivos.

No final do século XIX, em decorrência dos grandes aglomerados urbanos, os problemas sociais cresceram, principalmente por causa do modelo econômico que explorava o trabalho livre. A pobreza e os demais problemas individuais, portanto de responsabilidade privada, ficava a cargo da filantropia, da caridade proveniente da elite econômica (sua própria causadora), saindo-se ainda com prestígio social pelos “atos fraternais”. E assim permanece nas primeiras décadas do século XX, e ainda agora, como fenômeno esporádico.

Analisando historicamente, a questão social no Brasil, é preciso que façamos uma reflexão acerca das políticas sociais, haja vista que, com a chegada dos portugueses, as desigualdades também surgiram e aqui ficaram.

Inicialmente, os povos indígenas que aqui habitavam a região foram vistos pelos europeus como seres diferentes, não dotados de alma, depois essa concepção se alterou mais ainda, atribuindo a eles preconceituosamente como inferiores e incapazes.

05

Posteriormente,, houve o trabalho escravo negro, milhares de africanos foram tirados de suas terras de origem pra enfrentar condições terriveis de trabalho e de vida no Brasil. Até hoje seus descendentes sofrem discriminação e preconeito. Em meados do século XIX, quando já se previa o fim do trabalho escravo, até o inicio do seculo XX, incentivou-se a vinda de imigrantes europeus, sobretudo para trabalhar na lavoura de café. Muitos vieram em busca de trabalho e de melhores chances de vida, mas o que encontraram condições de trabalho semiservis, em muitos casos as familias inteira trabalhavam e não chegavam, a receber remuneração em dinheiro, apenas comida, casa e outros pagamentos em espécie.

Este trabalha visa compreeder, as transformações sociais que ocorreram ao logo do tempo. Será enfatizado os seguintes temas: A questão social e o serviço social no Brasil e suas transformações, os impactos e as consequencias das transformações sociais para a sociedade, as desigualdades sociais, as manifestações sociais ocorridas na sociedade contemporanea. Espera-se que ao termino deste trabalho façamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com