TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE LÍDERES

Pesquisas Acadêmicas: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE LÍDERES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Atualmente o cenário brasileiro nos mostra o quanto se faz necessário para as organizações erigir uma gestão eficaz, além de manterem aceso o compromisso e a paixão que as movem. Assim, o desenvolvimento deste trabalho está direcionado a identificar as competências essenciais para a formação do profissional líder.

As organizações vêm sofrendo constantes modificações ao longo das eras da administração, tanto na natureza ambiental quanto na natureza organizacional. Essas modificações acentuaram-se a partir da década de 80, principalmente pelo advento da globalização da economia, a evolução das comunicações, o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, dentre tantos outros, onde o que se aplica hoje como sendo válido para a gestão, amanhã pode não valer.

Muitas empresas, porém, não conseguem acompanhar e se adequar a esse novo cenário e acabam por desaparecer do mercado. E as que sobrevivem, precisam passar por um processo de reengenharia. Isso traz conseqüências relevantes para as pessoas, forçando-as a aprender novas formas de se comunicar.

A escolha deste tema permitiu pesquisar um assunto de grande importância no ambiente empresarial, cujo problema se constitui em identificar quais as competências necessárias para o desenvolvimento profissional de líderes nas organizações.

Como objetivo principal, o presente trabalho tem por finalidade estudar as competências necessárias na formação de líderes em uma organização e como objetivos secundários, identificar as principais exigências do mercado para a formação dos líderes; analisar bases conceituais sobre liderança e apresentar as competências essenciais mais significativas para esta formação.

Diante da amplitude do tema, não se tem à pretensão de esgotar o assunto, mas de estudar alguns aspectos do processo de liderança, voltados para as competências do líder. Deste modo, pesquisar sobre liderança necessariamente induz a abordar as competências humanas.

A metodologia utilizada na investigação foi à pesquisa tanto bibliográfica, possibilitando analisar os principais autores que abordam o tema proposto. Dentre os documentos pesquisados encontram-se: Consulta a livros, artigos, revistas especializadas, jornais e endereços eletrônicos, todos devidamente listados após as conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com