TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILDADE EMPRESARIAL

Dissertações: CONTABILDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 PROCESSO CONTABIL 04

3 CONCLUSÃO 09

REFERÊNCIAS 10

1- INTRODUÇAO

Na assessoria contábil devemos estar sempre atentos aos acontecimentos dos nossos clientes, como cliente a empresa RIAN AIRAM COMERCIO DE EQUIPAMENTOS LTDA, nos solicita para uma avaliação contábil , onde devemos observar vários tópicos de grande utilidade, como;.

APLICAÇAO FINANCEIRA

O regime de capitalização composta é de grande importância financeira para representar melhor a realidade. Pois os juros gerados pela aplicação serão incorporados ao capital inicial e gerarão mais juros no período seguinte .

No regime de juros compostos ou capitalização composta , somente no final do primeiro período de juros são calculados sobre o capital inicialmente aplicado. Nos próximos períodos , os juros incidem sobre o montante (capital mais juros produzidos) construído no período anterior.

AVALIAÇAO DE ESTOQUES

INVENTARIO PERIODICO- As entradas de mercadorias são registradas e no fim de cada exercício ou período contábil, o custo da mercadoria vendida é apurado. O montante dos estoques é determinado, periodicamente, por contagem física das mercadorias disponíveis. Verifica o saldo final do período anterior e o saldo inicial do período atual, verificando as compras realizadas no período. Assim temos

Saldo inicial + compras= saldo disponível para venda

Assim se diminuirmos do saldo disponível para vendas a quantidade identificada por contagem física periódica do saldo final, teremos a quantidade de mercadorias que foram vendidas.

INVENTARIO PERMANENTE- A característica básica é que proporcionam um registro permanente dos estoques disponíveis, computados a cada operação de compras ou venda realizada.

Avaliação de ativos

Custo Histórico- São valores de entrada necessários quando há ocorrência de lançamentos a serem efetuados na contabilidade. “É o valor original da transação, isto é, quanto custou á empresa adquirir aquele ativo ou quanto custaram os insumos contidos no ativo, se foram fabricados” (IUDÍCIBUS; MARION, 1999, ´146)

O custo histórico demonstra a realidade dos fatos, em termos de valor, somente na data em que ocorreu o fato. Por isso destaca algumas vantagens e desvantagens .

Vantagens

• Expressa o valor de aquisição

• Demonstra mais objetividade e vericabilidade,

• Facilita o trabalho de verificação dos auditores,

• Mostra quanto foi pago pelo bem ou direito e não o que vale

• É o valor acordado entre comprador e vendedor

• O valor econômico expressa a realidade somente próxima da data de aquisição.

Desvantagens

• Com o passar do tempo o custo isto rico pode perder sua substancia - econômica, não expressando a realidade e ter sua avaliação monetária defasada, com a perda do poder aquisitivo da moeda.

• Forma de avaliação mais simplificada, pois os valores na maioria das vezes são objetivos e obtidos da contabilidade da empresa.

• Poderíamos resumi-lo como sendo um conceito de avaliação estático que não leva em consideração o caráter dinâmico da economia com suas invariáveis trocas de preços

• Porem, ainda é o conceito de avaliação mais comum em contabilidade e presumido constantemente como sendo o mesmo um sinônimo da avaliação contábil.

CUSTO HISTORICO CORRIGIDO

Ocorre pela modificação do custo histórico, através de indicadores oficiais, os quais darão condições de trazer os valores mais próximos da realidade.

As características do custo histórico corrigido são: o valor de aquisição será o mais atualizado, demonstra objetividade, pois há condições de expor claramente os procedimentos utilizados, haverá relevância na informação, chegando a atingir valores próximos ao que realmente representam; o custo para aplicação da correção é baixo; das condições de comparabilidade com outros períodos.

Pode utilizar valores lançados na contabilidade corrigidos ou atualizados por meio de indicadores oficiais.

CUSTO CORRENTE

Representam o preço de troca que seria exigido hoje para obter-se o mesmo ativo ou um ativo equivalente. A diferença entre o custo histórico e o custo corrente representa o ganho ou perda ocorridos em função da mudança dos preços de mercado dos ativos mantidos pela empresa.

Segundo Hendriksen e Van Breda (1992), os custos correntes refletem os preços que poderão ser pagos por um ativo, ou por seu uso, na data de encerramento do balanço, do consumo ou da venda. Para efeito de estoques, é o custo de aquisição ou produção na data do encerramento do balanço. Em relação os imobilizados, seria o custo de aquisição, nessa mesma data, de um ativo nas mesmas condições e tempo de uso de um bem da empresa. Custo corrente representa o montante que a empresa deveria pagar, no momento atual, para obter seus ativos e serviço se, portanto, representa a melhor mensuração do valor de entrada dos recursos utilizados para produção das receitas correntes. Pode ser classificado o mais completo, pois mensura os ativos a valor presente.

CUSTO CORRENTE CORRIGIDO

Corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com