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Capitalismo

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Por:   •  27/9/2014  •  Ensaio  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

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“A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”

(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. “A ideologia alemã”. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.)

Com base nessa citação do livro “A ideo

a.

Anomia.

b.

Fato social.

c.

Coerção social.

d.

Consciência coletiva.

e.

Conflito social.

0,5 pontos

Pergunta 8

O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.

“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel)

A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:

a.

As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.

b.

É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.

c.

Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.

d.

O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.

e.

Um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.

0,5 pontos

Pergunta 9

Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França, 26/08/1789):

“Art.1 – Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.”

“Art. 2 – O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.”

“Art. 3 – O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”

As ideias anteriores mostram que as revoluções burguesas representaram uma ruptura em relação:

a.

À ordem econômica, particularmente, as antigas formas de trabalho baseadas na produção artesanal, embora as práticas culturais e políticas

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