TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Grande e Senzala

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.494 Palavras (26 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 26

Casa Grande e Senzala

Quem é Gilberto Freyre ?

Nasceu em 15 de março de 1900 , em Recife , e morreu em Recife também , em 1987 , é de uma família bem tradicional , remontam quase à colonização .

Isto é importante salientar , que Gilberto Freyre fazia parte de uma família abastada de Pernambuco . A mãe dele tinha ligações com os senhores de engenho , então ao lado da mãe ele conhece essa realidade , e o pai era um intelectual , que fez com que ele aprendesse outras línguas , ele aprendeu inglês primeiro que português .

Gilberto Freyre , nasceu , como dizem , em berço esplêndido e de ouro , estudou no exterior , e teve acesso a meios e condições que a maioria absoluta dos brasileiros nunca teve e às vezes nunca terá .

Gilberto Freyre foi escritor e , oficialmente , nunca foi um sociólogo , sociologia no Brasil como profissão foi só de 1930 para frente .

Ele se forma em Letras aqui no Brasil e depois continua os estudos nos EUA , faz C.Políticas , mas ele nessa universidade estuda outras disciplinas como Filosofia , Sociologia , Literatura . Ele tem formação bem abrangente é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX , não só sociólogo como antropólogo , historiador , escritor .

casa grande e Senzala é seu grande livro em termos mais sociológicos , antropológicos .

Casa Grande e Senzala foi escrito em 1933 , mas foi escrito em Portugal , e no Brasil esse era o tempo histórico do Estado Novo, a partir de 1930 a sociedade presenciava uma centralização administrativa que alterava o lugar dos grupos de poder local e regional, acompanhados da urbanização e da reestruturação da família e de suas moradias. E Freyre demonstra todo seu conservadorismo em relação à essa situação .

Gilberto Freyre trata do que é ser brasileiro , o que é a brasilidade  e Vargas tem um papel fundamental na construção do que é a nossa brasilidade , por exemplo , o samba , quem o reabilitou  foi Vargas , porque era música do gueto , de pobre e a estrutura política de Vargas transformou o samba em coisa de brasileiro .

Casa Grande & Senzala está dividido em 5 capítulos que tratam na sua essência da colonização portuguesa no Brasil, da sociedade agrária e escravocrata que se formou, de como o índio, o negro e português contribuíram para este Brasil que conhecemos. 

 Casa Grande, completada pela Senzala, representava todo um sistema econômico, social, político, religioso e sexual.

Em 1933 , Gilberto Freyre após exaustivas pesquisas em arquivos nacionais e estrangeiros publica Casa Grande e Senzala que revoluciona os estudos sociais no Brasil tanto pela novidade dos conceitos e métodos utilizados quanto pela qualidade literária .

Gilberto Freyre pesquisou muito , tem uma excelente fonte bibliográfica , pesquisou monumentais quantidades de documentações .

Ele chegou a estudar no exterior , em Columbia – EUA .

E volta para o Brasil embebecido dessas influencias europeias e , coincidentemente , quando ele retorna está acontecendo a Semana de Arte Moderna e a sua posição com relação aos modernistas não é uma posição muito favorável porque os próprios modernistas o consideravam pelas próprias raízes dele como conservador .

Ele traz também na bagagem o embrião de Casa Grande e Senzala , que é uma das obras mais importantes da nossa cultura , principalmente porque ele vai tocar em um ponto fundamental que é a formação do Brasil pelas três raças : o negro , o índio e o branco .

Na Universidade de Columbia ele conheceu o antropólogo americano Franz Boas que tem uma abordagem chamada de culturalista e traz a Antropologia para a América .

Foi muito influenciado não só por Boas, como também por outros alunos que foram seus contemporâneos como Margaret Mead e Ruth Benedict. 

Franz Boas tem uma antropologia diferente da que se fazia até então , que era muito ligada ao saber biológico , medir crânio , por exemplo , se o crânio fosse menor  , logo , a pessoa seria menos inteligente . É um dos primeiros a trazer a ideia de cultura para a Antropologia .E Gilberto Freyre está dentro da corrente culturalista .

Casa Grande e Senzala faz como se fosse uma tríade com tres outras obras , que é Raízes do Brasil , de Sergio Buarque de Holanda e Formação do Brasil Contemporâneo , de Caio Prado Jr .

Os três autores fizeram importantes reflexões a respeito da formação histórica do Brasil , tentando entender como foi formada a nossa cultura , as relações iniciais do Brasil colonial , só que o Gilberto Freyre vai se destacar , nesta época temos a tradição que vem do século XIX e que os intelectuais brasileiros ainda estão muito influenciados por isso , que são as teorias raciais – ver a sociedade dividida por raças , e ver a desigualdade destas .

Nesse sentido , tanto a obra do Sergio Buarque e do Caio Prado  vão falar das raças  com um certo preconceito , na ideia de inferioridade e a grande diferença de Gilberto Freyre é ver o negro como um civilizador e o índio como um povo que contribuiu muito para a cultura brasileira , nos hábitos de higiene , alimentação .E ter este tipo de visão , nesta época , era revolucionário , é inovador , ele escreveu isto na década de 30 , vendo as 3 raças de maneira igualitária .

Tanto os elogios à obra , como as críticas têm a mesma raíz que é a questão da miscigenação racial , porque a partir daí você tem a ideia de que o Brasil é um grande espetáculo das raças , uma democracia racial que depois vai ser muito combatida .

Nesse período se cria e depois no Brasil se tornou algo como próprio da identidade brasileira , ou seja , no Brasil existia democracia racial , ao passo que nos EUA uma democracia politica , comparações que são feitas , mas não dá para negar seu valor , já que na década de 30 temos a ascensão do nazismo .Tanto na Europa como em outros lugares do mundo ideias sobre o racismo e ele vai no oposto .

O conceito dele passa muito pela cultura , ele tem aquele pensamento de época , logicamente , mas por exemplo , quando ele vai descrever a raça ele acaba descrevendo hábitos culturais .

Passa uma visão bastante romantizada , que é um ponto de muitas críticas , uma das criticas falam que o Gilberto Freyre fala muito da atração sexual dos portugueses pelas indígenas e que há uma espécie de confusão dessa atração com tolerancia , porque são coisas separadas .

Outro ponto de critica , é que muitas informações , características que ele dá , é muito por observações e não por dados empíricos .

Mas se ele não fosse o grande intelectual que é , e nisso ele é reconhecido nacional e internacionalmente , ele não seria lido , estudado até hoje nas grandes universidades .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com