TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1

Monografias: Caso Concreto 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

1-R: O homem é um ser social porque ainda não aprendeu a viver sozinho. Somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmos e com aquilo que fazemos. Analisando o caso do menino Victor, acredito que uma criança, sem nenhum conhecimento, se isolada, vai acentuar suas características naturais. Agirá por instintos para suprir suas necessidades básicas e desenvolverá seu raciocínio de acordo com o ambiente em que vive. No caso de Victor, ele desenvolveu a audição somente para os sons que lhe eram necessários, para sua alimentação e defesa, o mesmo para os outros sentidos, sendo o menos importante o paladar, pois o mesmo agia como um animal. Considerando ainda, o fato de que a criança, em fase de aprendizado, não tendo um ser semelhante para ensiná-la, aprenderá com o que ver, até mesmo com outros animais para se sair bem em sua sobrevivência.

Acredito sim que ele possa ser domesticado, adestrado, apresentando até evoluções notáveis, como vemos alguns animais que se destacam, mas não creio que o mesmo pode evoluir como um ser humano criado em sociedade, já que desde seu nascimento foram inseridos costumes e culturas, comportamentos e doutrinas que foram seguidas por ele num período muito importante de sua vida que é a fase que a criança assimila importantes conceitos que norteará a sua vida adulta.

Embora não sejamos meros repetidores de ações, ser humano necessita de seus semelhantes para se desenvolver, tornando-se dependentes das ações pré-existentes de seus ancestrais, familiares, grupos sociais, e etc. Portanto é imprescindível o contato com outros seres-humanos para o desenvolvimento de seu ser. O Homem criado fora destes parâmetros se torna incapaz de se humanizar. O Homem sem contato com tais parâmetros se torna um ser sem habilidade de comunicação e interação com seus semelhantes

2-R.: Comparando as personagens com o caso de Victor, seria impossível a elas aprenderem sozinhas os comportamentos humanos, já que, sociologicamente falando, para que um ser humano tenha hábitos, de fato, humanos, precisa conviver com membros da sua espécie, o comportamento humano é adquirido através do contato com outros humanos, uma vivência. Viver dentro de uma sociedade seria fundamental para isso, ao contrário do que mostram esses contos.

Questão de múltipla escolha:

Resposta: Alternativa (B)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com