TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 - Estácio

Trabalho Escolar: Caso Concreto 1 - Estácio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

Questão discursiva:

Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.

A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para “comer como um rapaz crescido”, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupo de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seu músculos serão diferentes, como o seu reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

Com base nos textos acima e em observações ao longo das décadas por estudiosos das ciências sociais, observa-se a importância da sociedade para a formação individual. O indivíduo quando se desenvolve psíquico-socialmente e fisicamente, tende a seguir o que seus antecessores o ensinaram. O título de exemplo cita-se: é costume do Brasil se alimentar de arroz, feijão, carne (bovina, suína, aviária), e não é comum se alimentar de gafanhotos, como em alguns países do oriente médio que tem uma história cultural que justifique o tal costume. Portanto, uma pessoa que nasce hoje no Brasil, terá, por causa da sociedade em que está enquadrada, o costume de não comer gafanhotos e talvez ache até repugnante porque a sociedade impôs-lhe esse tipo de costume, de conhecimento, de cultura, enquanto alguém do oriente médio, talvez coma e ache nutritivo, saudável e até natural por causa da sociedade que se lhe ensinou desta maneira.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

Com base nos movimentos históricos, as Ciências Sociais estudam a diferença entre os gêneros a partir da observação dos primeiros e principais estudiosos do ramo como Darwin, Durkheim, Comte, que afirmavam que os homens são superiores às mulheres em tudo. Essa cultura de superioridade de certa forma influencia no modo comportamental dos indivíduos, inclusive nos dias atuais em sociedades ocidentais como quando uma mulher deve se comportar de tal forma e o homem têm mais liberdade. Quando é considerado vergonhoso à mulher fazer algo que ao homem não é. Logo, toda a cultura de superioridade masculina implantada nos primórdios da sociedade, tem grande influência nos comportamentos atuais.

Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com