TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 10

Exames: Caso Concreto 10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 2

"Opinião pública, esta prostituta que puxa o juiz pela manga". A frase acima é de Moro-Giaferri, grande advogado francês. A extrema preocupação de determinados Juízes com a opinião pública nos remete e nos faz recordar sobejamente o espetáculo público que eram as execuções nos séculos passados". (...) Merece reflexão a relação entre Justiça e a 'opinião pública'. Choque comum na história, no mais das vezes viu-se a tal 'opinião pública' suplantando o Direito. Se a 'opinião pública' é tão amiga da política, o mesmo não se sucede em relação à Justiça. (...) O Juiz José Renato Nalini orienta, "O julgador deve ser homem de equilíbrio e sensatez". (...) - Carlos Aquino http://www.paraibaonline.com.br/coluna.php?id=75&nome=Conflito%20no%20STF Tomando o texto acima como referência, responda:

a) O que é opinião pública e qual sua importância, bem como a influência da mídia como formadora de opinião?

RESPOSTA: Segundo Kimbal Young opinião pública é “um conjunto de crenças a respeito de temas convertidos ou relacionado com interpretações valorativas ou significado moral de certos fatos”. A opinião pública está relacionada a um fenômeno social que pode ser de caráter político ou não, é um pouco mais que simples soma de opiniões, é influenciada por um sistema social e pelos veículos de comunicação. A opinião de um grupo não é a opinião do público. Ela se forma a partir de informações, geralmente, noticiadas pela imprensa, cada indivíduo impactado forma sua opinião e através de uma fusão de informações leva a um processo dialético e redes de influência são formadas. É nesse momento que o poder da mídia quando usada para interesses pessoais formam uma opinião pública forjada.

b) Explique se o Judiciário deve considerar a opinião pública, na hipótese de crimes que tenham causado clamor na sociedade.

RESPOSTA: A opinião pública serve de termômetro das necessidades sociais para o legislador. Como sabemos a impressa tem o poder de condenar ou absolver previamente um réu e com isso influenciar na atuação dos envolvidos nos julgamentos de determinados processos, pois a mídia é um poder que influencia e que não pode ser desprezado.

No caso dos legisladores, os mesmos têm um treinamento e toda preparação para que suas decisões sejam motivadas pela busca incessante de que o réu seja submetido a um julgamento justo e na forma da lei. Porém, o juiz sofre influências externas ao processo devido a da exaltação da mídia a um determinado evento criminoso, ou seja, fatores externos ao processo, podem e certamente influenciam as decisões das autoridades, pois não há como isolar os juízes da vida em sociedade para tentar garantir sua isenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com