TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Monografias: Caso Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Plano de Aula 11 – Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas

Tema – A concepção marxista da análise social (II)

Objetivos:

• Identificar conceitos fundamentais na análise marxista tais como ideologia, alienação e práxis.

• Demonstrar a visão marxista do papel do Estado e do Direito na sociedade de classes.

Estrutura do Conteúdo:

← Ideologia De acordo com Marilena Chauí (O que é ideologia, São Paulo, Brasiliense, 1981), ideologia é “o conjunto de proposições existentes com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe, tornando-se uma verdade absoluta e natural.” Dessa forma, a manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência. A ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e da própria sociedade. “O vencedor ou poderoso é transformado em único sujeito da história não só porque impediu que houvesse a história dos vencidos (ao serem derrotados, os vencidos perderam o “direito” à história), mas simplesmente porque sua ação histórica consiste em eliminar fisicamente os vencidos ou, então, se precisa do trabalho deles, elimina sua memória, fazendo com que se lembrem apenas dos feitos dos vencedores. Não é, assim, por exemplo, que os estudantes negros ficam sabendo que a Abolição foi um feito da Princesa Isabel? As lutas dos escravosestão sem registro e tudo que delas sabemos está registrado pelos senhores brancos. Não há direito à memória para o negro. Nem para o índio. Nem para os camponeses. Nem para os operários’.

← Alienação: É originada na vida econômica. O bem produzido não pertence ao trabalhador. Não é mais o operário que projeta o trabalho. Há separação entre planejamento e execução, entre pensar e agir. Tem-se como consequencia um saber mecânico e fragmentado.

← Práxis é um conceito central no pensamento de Marx. A Práxis não se confunde com a prática. A Práxis é a união da interpretação da realidade (teoria – conhecimento científico) à prática (realização efetiva, atividade), em outras palavras, é a ação consciente do sujeito na transformação de si mesmo e do mundo que o cerca. È através da práxis que se dá o combate à alienação, permitindo não apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo.

← A relação Estado-sociedade na concepção marxista: Segundo Marx e Engels, A idelologia Alemã – Feuerbach. (São Paulo: Hucitec, 1987), o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época, segue-se que todas as instituições comuns são mediadas pelo Estado e adquirem através dele uma forma política. Daí a ilusão de que a lei se baseia na vontade e, mais ainda, na vontade destacada de sua base real – na vontade livre . Da mesma forma, o direito é reduzido novamente à lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com