TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 4

Ensaios: Caso Concreto 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  612 Visualizações

CASO CONCRETO 4

Respostas

Questão discursiva:

1- Na atualidade não existe nenhuma sociedade ou grupo social que não possua a mistura de etnias diferentes. Há exceções como pouquíssimos grupos indígenas que ainda vivem isolados na América Latina ou em algum outro lugar do planeta.

De modo geral, as sociedades contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação de suas populações, cuja intensidade variou ao longo do tempo e do espaço.

O senso comum divide a espécie humana entre brancos, negros e amarelos, que, popularmente, são tidos como "raças" a partir de um traço peculiar – a cor da pele. Todavia, brancos, negros e amarelos não constituem raças no sentido biológico, mas grupos humanos de significado sociológico.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

Enfim, "o mito das três raças" é criticado por ser considerado uma visão simplista e biologizante do processo colonizador brasileiro.

Por isso é errado e de ignorância tanto do presidente e do jogador usar essa diferenciação de raça para falar sobre preconceito, inclusão, etc.

Questão de múltipla escolha

O numero 4.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com