TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 4

Trabalho Universitário: Caso Concreto 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  968 Visualizações

AULA 4

Caso concreto:

João queria se desfazer de seu veículo automotor, um VW Gol, ano 2009. Para isso, paga R$ 500,00 (quinhentos reais) a Pedro para que leve seu veículo até o Paraguai e lá efetue a venda do veículo, o que já havia acertado pelo valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Ato contínuo, registra uma ocorrência na Delegacia de Polícia afirmando que seu veículo havia sido furtado e, de posse do referido registro, solicita à seguradora o pagamento da indenização do seguro. Após algumas investigações da polícia e da seguradora, descobre-se o golpe que João havia planejado e a indenização do seguro não é paga. Diante do acima exposto, com base nos estudos realizados, tipifique penalmente a conduta de João.

Resposta: Estelionato, pois João queria obter vantagem ilícita para si em prejuízo da seguradora, mantendo esta em erro, mediante artifício, conforme art. 171, CP.

Questão Objetiva:

Maria ingressou em um estabelecimento comercial e efetuou compras, pagando com cheque subtraído de Carla e falsificado por ela (Maria), apresentando, no ato do pagamento, a identidade de Carla com sua fotografia. Enquanto a funcionária consultava o título de crédito, como era de costume, Maria, pressentindo que seria descoberta, resolveu abandonar o estabelecimento. Estamos diante da hipótese de: (Juiz de Direito/SP, 2006)

a) estelionato tentado.

b) desistência voluntária.

c) arrependimento eficaz.

d) arrependimento posterior.

Resposta: Letra a.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com