TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Ensaios: Caso Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 12 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Questão discursiva (adaptada ENADE 2009)

O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). Gohn, 2003.

Com base no texto acima e nas discussões em sala de aula, apresente, pelo menos, duas características inovadoras do movimento antiglobalização.

Questão de múltipla escolha: (adaptada ENADE 2009)

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou a campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número de 2 bilhões por ano no Brasil.

Veja o slogan desta campanha:

“SACO É UM SACO. PRA CIDADE, PRO PLANETA, PRO FUTURO, PRA VOCÊ.”

O possível êxito desta campanha ocorrerá porque

I. se cumpriu a meta de emissão de gás zero carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

II. deixaram de ser empregados, na confecção das sacolas plásticas, materiais oxidobio degradáveis e os chamados bioplásticos que sob certas condições de luz e calor, se fragmentam.

III. foram adotadas, por parcelas da sociedade brasileira, ações comprometidas com a mudanças em seu modo de produção e consumo, atendendo parte dos objetivos preconizados pela sustentabilidade.

IV. houve redução no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente.

Estão corretas somente as afirmativas

A) I e II.

B) I e III

C) II e III

D) II e IV

E) III e IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com