TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 5

Ensaios: Caso Concreto 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas em vermelho

Questão discursiva:

Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas:

O ganhador do prêmio Nobel de Medicina James Watson, pioneiro no trabalho de deciframento do genoma humano, causou espanto ao reacender com força total uma polêmica que parecia definitivamente superada pelos próprios geneticistas. O pesquisador americano, de 79 anos, declarou ao jornal "The Sunday Times" ser pessimista sobre a África porque as políticas ocidentais para os países africanos eram, erroneamente, baseadas na presunção de que os negros seriam tão inteligentes quanto os brancos quando, na verdade "testes" sugerem o contrário. Watson não apresentou argumentos científicos para embasar suas idéias nem especificou que "testes" seriam esses. Afirmou apenas que os genes responsáveis pelas diferenças na inteligência humana devem ser descobertos dentro de 10 a 15 anos. Essas afirmações constam em um livro que será publicado na semana que vem, e no qual Watson escreve que não há motivo algum para crer que "as capacidades intelectuais de povos separados em sua evolução tiveram que evoluir de modo idêntico". Para o geneticista Sergio Pena, professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, há uma relação genealógica entre todas as populações do mundo, incluindo a européia, e a África. A Humanidade moderna emergiu na África há menos de 200 mil anos e só nos últimos 60 mil anos saiu deste continente para habitar os outros: - Do ponto de vista evolucionário, somos todos africanos, vivendo na África ou em exílio recente de lá. Não faz sentido haver diferenças biológicas entre africanos e povos de outros continentes. Na opinião do geneticista, nos últimos 500 anos a África tem sido vítima de um imperialismo europeu impiedoso e selvagem, que criou dissensões entre grupos étnicos e manteve o continente economicamente de joelhos. (O Globo, 19/10/2007).

1. O cientista James Watson estaria inspirado nas concepções positivistas (neste caso o Darwinismo Social) para explicar as diferenças de evolução entre os povos e raças? Justifique.

Resposta: Não. Pelo que pude entender, o Darwin defende a tese de que todos somos iguais, a diferença é que uns se esforçam e lutam pelos suas metas e conseguem se adaptar melhor do que outros. Darwin em nenhum momento diz que uns são mais inteligentes do que outros. Já o cientista James Watson afirma que os negros são inferiores intelectualmente do que os brancos. Em nenhum momento ele cita o que foi dito e defendido por Darwin.

2.É correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que as características biológicas determinariam a superioridade de uns povos e inferioridade de outros? Explique.

Resposta: Não, todos os seres humanos são iguais, isto ja está mais do que comprovado cientificamente. A diversidade cultural faz com que tenhamos povos superiores a outros. Ja que as culturas são diferentes não tem como todas seguirem da mesma forma, o que leva a uns se destacarem e serem superiores em alguns aspectos que determinam maior importância dentro da Sociedade em geral.

Questão de múltipla escolha:

Muitos antropólogos do século XIX, da tendência evolucionista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com