TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 6

Trabalho Universitário: Caso Concreto 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

(I). Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.

Comte a sociedade obedecia uma coerência, passando pelas fases do teológico, metafísico e por fim o positivo. O positivo obedece as ciências naturais, onde seria possui prever para prover, gerando objetividade na estrutura social. Para Comte a sociedade era vista como um organismo vivo e deveria ser representada como ela realmente é organizada, dando possibilidade de estuda-la do ponto de vista científico.

(II) . Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a lei dos três Estados.

Teológico ou “religioso, Explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa vontade (a tempestade P. e...., Será explicada por um capricho do Deus dos ventos, Êolo ): Este estado evolui ao fetichismo, politeísmo e ao monoteísmo. Metafísico Substitui os deuses por atribuído à natureza. A tempestade, p. e., Será explicada pela virtude dinâmica do ar.

Positivo é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e procura responder aos últimos “porque” Contentar-nos-emos em descrever como os fatos se passam, em descobrir as leis (exprimíveis em linguagem matemática) segundo os quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.

Questão de múltipla escolha:

(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto essa tarefa.

(B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma colaborar para transformar, radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com