TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 8 E 9

Trabalho Universitário: Caso Concreto 8 E 9. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto Fundamentos ciencias socias - curso Direito

1-

Resposta: Ação Racional com relação a fins.

Motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequado para atingir seus objetivos. A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade.

2-

Resposta: Por que as pessoas estão muito concentradas delas mesmas, em busca dos seus ideais.

Questão de múltipla escolha:

C) Se as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

.

Caso Concreto 9 Sociologia

CASO CONCERTO 9

1-

RESPOSTA: O conceito de poder é impreciso e amorfo, porquanto toda uma sociedade de constelações de interesses pode colocar alguém na condição de impor sua vontade em uma dada situação. Assim, ele propõe o conceito de dominação, um caso especial de poder, que se refere a probabilidade de encontrar obediência à uma determinada ordem, o que implica em se ter uma forma de subordinação de sujeitos por outros sujeitos.

A diferença básica entre as concepções reside no fato de, no caso do poder, a obediência não é um dever, enquanto que, quando se fala em domínio, a obediência se alicerça no reconhecimento da legitimidade, por parte daqueles que obedecem, das ordens que lhes são dadas.

2-

RESPOSTA: Em uma sociedade liberal, os conflitos de classe são resolvidos pelo Estado. Já no Estado Patrimonialista, típico exemplo do caso brasileiro, o poder público é o lugar onde a sociedade se constitui. O Estado é o próprio patrimônio, é organismo a ser parasitado por grupos de interesses e indivíduos dedicados a transformarem a coisa pública em coisa própria.

O Estado como protagonista das ações sociais é a causa do “autoritarismo brasileiro”. Na tradição brasileira, todas as questões – religiosas, econômicas, educacionais – passam sempre pelo crivo do poder público. O Estado, marcado por uma burocracia pesada e pouco ágil, sobrepõe à sociedade civil, fraca e pouco articulada.

Questão de múltipla escolha:

RESPOSTA CORRETA:

C) Dominação carismática, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com