TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos

Ensaios: Casos Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto aula 09.

1ª Quais as características do sistema presidencialista que o distingue do sistema parlamentarista?

R= No sistema presidencialista o presidente é eleito pelo povo através do voto para governar por tempo determinado, ou seja, o povo participa da escolha do chefe de Estado e de Governo, o Presidente tem o poder de escolher ministros e representantes para chefiar grandes departamentos. No sistema parlamentarista é o parlamento quem escolhe o chefe de governo que é chamado de primeiro ministro ou chanceler, neste sistema o povo não tem direito de escolha, se uma crise política enfraquecer a base de sustentação do governo, o parlamento poderá destituir o chefe de governo do poder executivo e substituí-lo por outro imediatamente.

2ª No seu ponto de vista, qual a principal vantagem, caso exista, do parlamentarismo sobre o presidencialismo?

R= A única vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído, mesmo com essa vantagem prefiro o presidencialismo que é a forma mais democrática de governar.Se neste sistema já existe tanta corrupção, não quero nem imaginar tanto poder nas mãos de deputados.

Caso concreto aula 10.

Qual a diferença entre democracia dos antigos e a dos modernos?

R= Democracia dos antigos, percebemos que o texto da aula 10, relata que as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A cidadania era excluída para boa parte da população como os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos a estes não era permitida a participação de escolha dos representantes políticos de seu tempo. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido o caminho para uma nova forma de governo. A ideia de democracia entre os gregos serviu de alicerce para uma democracia moderna. Atualmente quando falamos em Democracia dos modernos entendemos que ela está ligada diretamente ao povo, no sentido de podermos participar da escolha do cenário político do nosso país, sabemos que a nossa democracia atualmente permite que pessoas apartir dos 16 anos e com mais de 70 anos possam exercer o seu direito de cidadão, ato democrático antes proibido as mulheres até mesmo aqui no Brasil.

Caso concreto aula 11.

1ª A leitura dos textos acima sugere alguns fundamentos essenciais do fascismo em suas manifestações na Alemanha e na Itália. Identifique-os.

R= Sugere um Estado Absoluto, antiliberal, antiparlamentar, antipartido, um Estado fundado sobre o princípio e a mística do chefe, um Estado radicalmente antimarxista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com