TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos 8 E 9

Trabalho Universitário: Casos Concretos 8 E 9. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 8

1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:

R: Teoria do individualismo, para Weber, não há sociedade sem indivíduos e, por isso, estes e as suas ações, os acontecimentos singulares, são o objeto primeiro da Sociologia.

2- O texto apresenta a ideia de “ficar sozinho”, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.

R: Porque a sociedade moderna retalhou a família, o sentindo do trabalho em grupo e promoveu a competição. Uma sociedade egoísta, robótica, competitiva, esmagadora em questões de educação e trabalho. A introdução e facilidade do uso da internet, a falta de tempo, a violência, leva o indivíduo a se encolher dentro de si mesmo, além do capitalismo, o grande agente do individualismo.

Questão de múltipla escolha:

X A) Se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

Questão 9

1- Weber, em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros. Identifique e justifique o tipo de dominação presente no texto.

R: O conceito de poder é impreciso e amorfo, porquanto toda uma sociedade de constelações de interesses pode colocaralguém na condição de impor sua vontade em uma dada situação. Assim, ele propõe o conceito de dominação, um caso especial de poder, que se refere a probabilidade de encontrar obediência à uma determinada ordem, o que implica em se ter uma forma de subordinação de sujeitos por outros sujeitos.

2- Pode-se afirmar, na perspectiva weberiana, que o patrimonialismo é um entrave à modernidade? Justifique.

R: Em uma sociedade liberal, os conflitos de classe são resolvidos pelo Estado. Já no Estado Patrimonialista, típico exemplo do caso brasileiro, o poder público é o lugar onde a sociedade se constitui. O Estado é o próprio patrimônio, é organismo a ser parasitado por grupos de interesses e indivíduos dedicados a transformarem a coisa pública em coisa própria.

Questão de múltipla escolha:

X C) Dominação carismática, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com