TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania, Democracia E ética No âmbito Social

Dissertações: Cidadania, Democracia E ética No âmbito Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituo cidadania, democracia e ética respectivamente como:

A Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). A Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. E Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral que entendida como "costume", ou "hábito", mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

É importante ressaltar que necessariamente cidadania e democracia devem andar juntas, pois através do ato de votar, o indivíduo é livre para exercer seu direito de cidadania e é neste momento que se faz um estado democrático, e por essa escolha ele da direito a outro indivíduo a estar trabalhando e tomando decisões diante de um estado, e a ética entra em que momento nas nossas vidas? Logo no momento em que cada esta tomando suas decisões como, por exemplo, o que esta votando, ele esta segundo a sua avaliação de ética analisando a pessoa do candidato e da sua proposta em que vai votar, mas deve respeitar a avaliação dos demais votantes que podem escolher outros candidatos e assim sucessivamente ate que se tenha o resultado de uma eleição e então todos devem se submeter à vontade da maioria. E a ética do eleito? Esse é um assunto de bastante complexidade, pois políticos têm sido sabatinados a um momento onde a população não esta mais admitindo que pessoas com falta ética estejam à frente de uma nação, mas figuras históricas permanecem no poder, pois mesmo sendo retaliada de denuncias de corrupção, uma determinada parte de pessoas acham que eles estão sim aptos a estarem à frente de governos e os elegem para mais período eleitoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com