TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania, Democracia E Etica

Casos: Cidadania, Democracia E Etica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

Modernização brasileira

Quando a produção cafeeira tornou a principal economia do Brasil, surgiu também a necessidade de meio de transporte para transportar o café para o resto do mundo. Para isto era preciso modernizar os meios de transportes. Assim surgiram as estradas de ferro que ligava o interior produtor de café com a capital paulista, transportando a serra do mar. Primeiro veio a estrada de ferro dos ingleses em 1867. na década seguinte surgiram a sorocabana e a central do Brasil, fazendo de São Paulo um importante entroncamento viário, trazendo lhe grandes progressos. Através das estradas de ferro circulavam as riquezas que convergiam no interior e litoral.

Com o tempo os trens não eram mais só de carga, Foram construídas linhas que ligavam as principais cidades brasileiras. E foram surgindo os trens de passageiros, construindo se mais estações nas áreas urbanas, facilitando assim o acesso mais rápido das pessoas para o trabalho.

Os bondes também foram outro meio de transporte de grande importância no desenvolvimento das principais cidades brasileiras.

Considera se que os primeiros bondes surgiram no Brasil em 1871 na cidade de santos. Um ano depois, em 1872, foi também iniciado em são paulo e em seguida em outras cidades. No inicio os bondes eram conduzidos por animais, depois por tração elétrica.

Os trens chegavam a áreas ainda pouco integradas ao núcleo urbano e beneficiavam àqueles que tinham capacidade de morar fora da área central, mas que não conseguiam arcar com os custos de moradia na Glória, Botafogo ou mesmo na Tijuca. Por sua vez os trens e os bondes eram controlados, basicamente, pelo capital estrangeiro, e tiveram importante papel indutor na expansão da cidade. Os bondes permitiram a saída da população que podia arcar com esses custos, mas que permanecia no centro devido à anterior falta de transporte rápido.

Assim houve grandes progressos nas principais cidades brasileiras, mas com o progresso também surge os contrastes que vem com a modernização. As cidades crescem de forma desorganizada com moradias irregular. Surgem as favelas pela necessidade de uma população carente de recursos, sem alternativas os cidadãos foram construindo casas em terrenos não povoados. Graças ao descaso do poder publico. Ao longo dos anos essas comunidades foram crescendo cada vez mais, sem controle.

A formação das favelas teve inicio no Rio de janeiro, e está ligada ao período escravocrata no final do século X1X, sem posses, sem terras e sem opções de trabalho no campo os escravos libertos vão para o Rio de Janeiro então capital federal. O grande contingente em busca de moradia e emprego provocou a ocupação informal em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com