TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Politica

Trabalho Escolar: Ciencia E Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

CIÊNCIA POLÍTICA

CONCEITO DE PRESIDENCIALISMO

Tipo de governo representativo que, baseando-se na coordenação e harmonia entre os poderes assegura a interdependência do executivo e do legislativo.

O Presidente da República é o responsável pela direção do Estado.

CARACTERÍSTICAS DO PRESIDENCIALISMO

O Presidente da República exerce plenamente o Poder Executivo, acumulando as funções de Chefe de Estado (pessoa jurídica de direito publico externo, isto é, em relação aos Estados estrangeiros). Chefe de Governo e Chefe da Administração Pública (pessoa jurídica de direito público interno), não depende da confiança do Poder Legislativo nem mesmo para sua investidura e cumpre mandato por tempo determinado.

Os ministros de Estado são simples auxiliares do Presidente da República que tem poder para nomeá-los e exonerá-los a qualquer tempo, sendo que cada um atua como se fosse chefe de um grande departamento administrativo.

O eventual plano de governo, mesmo quando aprovado por lei, depende exclusivamente da coordenação do Presidente da República que o executará ou não, bem ou mal, sem dar satisfação jurídica a outro Poder (salvo prestações de contas financeiras ou orçamentárias).

É sistema típico das Repúblicas.

O Poder Legislativo (no nosso caso, Congresso Nacional, Assembléias Legislativas, Câmara Distrital e Câmaras de Vereadores) não está sujeito à dissolução e não é Parlamento no sentido estrito, pois seus membros (embora chamados parlamentares) são eleitos pelo povo e por um período fixo de mandato.

As relações entre o Poder Executivo e o Legislativo são mais rígidas, prevalecendo o princípio da separação de poderes independentes e autônomos, embora possam ser harmônicos.

Tanto o Presidente da República, como os parlamentares representam o Poder Legislativo, são eleitos democraticamente pelo sufrágio universal. Assim, se houver um Presidente da República que seja Ditador ou com evidente predominância autoritária sobre os demais Poderes, então o sistema passa a ser ditatorial e não mais presidencialista.

CONCEITO DE PARLAMENTARISMO

Tipo de governo representativo que, com base nas relações estreitas dos poderes, coloca o executivo sob a confiança do legislativo e conduz a vida estatal equilibrada, mediante as técnicas da responsabilidade política do gabinete e da dissolução parlamentar.

PRINCIPAIS TÉCNICAS

Responsabilidade política dos gabinetes

Dissolução do Parlamento

RESPONSABILIDADE POLÍTICA DOS GABINETES

O líder do grupo majoritário no Parlamento é o Chefe de Governo, sendo seus ministros escolhidos por ele.

O chefe do governo, com seus ministros, integra o Gabinete.

Responsabilidade do Executivo em face do Parlamento.

O chefe de governo é responsável diante do Parlamento.

Executivo de representação: Presidente ou Monarca.

Executivo de ação: Primeiro-Ministro

DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO

O Chefe de estado pode dissolver o Parlamento mediante pedido do Chefe de Governo, ou “voto de censura” apresentado contra o governo, retirando-lhe a confiança do Parlamento em cotejo com a opinião pública;

Convoca novas eleições.

CARACTERÍSTICAS DO PARLAMENTARISMO

É típico das Monarquias Constitucionais, de onde se estendeu às Repúblicas Européias.

O Poder Executivo se divide em duas partes: um Chefe de Estado (PJ de Dir. Público Externo), normalmente exercido pelo Monarca ou pelo Presidente da República, e um Chefe de Governo exercido por um Primeiro Ministro ou Presidente do Conselho de Ministros.

O Primeiro Ministro é indicado ou mesmo nomeado pelo Presidente da República, mas sua investidura definitiva, bem como sua permanência posterior no cargo, depende da confiança da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com