TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Dissertações: Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

1) Como Burke compreendia os papéis dos representantes e dos partidos políticos?

R: Para Burke os partidos eram formados por grupo de homens unidos para fomentar através de ações conjuntas, o interesse nacional, na base de algum principio determinado sobre o qual todos estão de acordo. A tarefa do político, é a de encontrar meios adequados para alcançar os fins desejados, devendo utiliza-los em com eficácia em prol do povo o qual ele representa.

2) Quais aspectos da Revolução Francesa mais desagradavam Burke?

R: A abolição dos direitos feudais que quebrava todo um tradicionalismo em termos de usufruto da propriedade privada, a expropriação das terras da igreja francesa e seu uso como garantia de um novo empréstimo feito pela Assembleia Nacional, e a marcha dos parisienses, forçando o retorno da família real, onde o tratamento dado aos mesmos era o que mais ultrajava Burke, pois configurava um ataque aos pilares ancestrais da sociedade francesa, sendoque esse poder do povo, vinha amparado por setores sociais, totalmente desvinculados de qualquer responsabilidade com as instituições e a harmonia e a ordem do corpo social.

3) Como é possível, segundo o autor, avaliar o real valor de uma instituição política e social humana?

R: Para Burke, o valor de uma instituição social, é medida por sua utilidade, porem essa real utilidade, só pode ser comprovada através da sua duração no tempo, por sua manutenção e credibilidade, sendo que o real avaliador dessa utilidade, é o grupo social, que acolhe os indivíduos e os socializa, produzindo a sua cultura através das gerações, não uma cultura de objetos apenas, mas uma cultura de hábitos, costumes e valores, criando uma conexão entre os indivíduos através de laços sensíveis e emotivos aos seus antepassados e descendentes.

4) Em que sentido se pode dizer que Burke reinterpretou a tradição contratualista ocidental?

R: Burke apoia suas ideias na teoria contratualista, de modo mais particular a de Hobbes, ainda que as teorias dos contratualistas foram e ainda são criticadas por seu

caráter supostamente abstrato, em especial no que diz respeito ao momento fundador do contrato, ou seja, como se não pudessem prescindir de um ato coletivo racional que fundava a base concreta da ordem legitima. Burke contorna esse suposto problema ao transferir à História concreta dos povos o que podemos chamar de fundamento racional do Estado.

5) Quais os principais pontos de divergência entre as concepções políticas do Iluminismo e do Conservadorismo burkeano?

R: O iluminismo defendia a tese de que a sociedade poderia por si só encontrar a melhor forma de evolução social, através do tempo e de modo de tentativas e erros (empirismo).

O iluminismo defendia que a igualdade social, seria o ponto ótimo para solução de todos os problemas sociais que atingiam a humanidade.

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

O conservadorismo Burkeano.Defendia que a sociedade deveria conservar os seus métodos e que os nobres e o clero deveriam ser os definidores dos destinos sociais, que as autoridades constituídas ou eleitas deveriam definir o rumo da evolução social, ou que esta evolução tivesse como base uma situação já existente. Esta postura fica clara no seu depoimento, “(Discurso aos eleitores de Bristol em 1774).

Outro ponto que fica evidente a divergência entre o iluminismo conservadorismo burkeano e são as Criticas e pronunciamento de Burke ante a Revolução Francesa.

6) Quais as funções do “preconceito” no pensamento do autor?

R:

7) Por que as diversidades de conhecimento entre os homens, sua ignorância, inclusive, não constituem problema para a ordem política, na concepção de Burke?

R:

8) Qual o significado da expressão “método da natureza” na concepção da prática política em Burke?

R:

9) A que aspectos do comportamento social e politico o pensamento burkeano dedica especial atenção em sua analise?

R:

10) Argumentos conservadores, como os de Burke, podem ser utilizados para a defesa política de pontos de vista não necessariamente conservadores? Por quê?

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »