TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Artigos Científicos: Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

Plano de aula 1:

Caso concreto 1:

1- No âmbito da educação.

2- Discurso eleitoral, pois não há comprometimento dos candidatos, mas sim uma busca por voto.

Plano de aula 2 :

Caso concreto 1 :

1- Retórica é a arte de secomunicar, de falar, de persuadir o outro.

2- Um político precisa saber se expressar, se comunicar com os outros, para poder persuadir, conseguir os votos.

Plano de aula 3:

Questão objetiva: C.

Caso concreto 1:

Para Hobbes, o contrato social é uma maneira de se ter segurança, criando um ambiente menos violento e mais seguro, ele serve também como um alicerce para se constituir um Estado.

Para Rousseau, o contrato social a melhor maneira do homem ser livre era em um contrato social, ele dizia que um Estado descontrolado não dá segurança e nem liberdade pra ninguém.

Pra Locke, o contrato social serviria para regularizar, fazendo um processo de sociedade civil.

Plano de aula 4:

Caso concreto 1:

Quando Max Weber fala do monopólio legítimo da força, ele se refere a questão do Estado muitas vezes não da liberdade para o povo, e concentrar seu poder só nas suas mãos. Não dando liberdade de escolha para o povo, liberdade de voto, liberdade de agir, fazendo com que só existe ele, retendo assim todo poder e força em suas mãos.

Plano de aula 5:

Caso concreto 1:

Sim, pois quanto mais territórios dominados, mais povos, maior o poder de dominação, ou seja de persuasão sobre os continentes. Assim a força de um país aumenta, e sua influência também.

Plano de aula 6:

Caso concreto 1:

Sim, pois, apartir da sua independência ela ganhou personalidade jurídica e soberania, e já não é mais colonizado.

Plano de aula 7:

Caso concreto 1:

Aristoteles pensava em democracia, aristocracia e monarquia, que depois viraram tirania, oligarquia e demagogia,e quem ganhava era quem tinha mais adeptos, estas se classificavam em impuras e puras. Já Montesquieu pensava em democracia, aristocracia e monarquia, já para Montesquieu o que importava era a ética, honra e virtude.

Caso concreto 2:

Maquiavel dedicou-se muito a política, ele ajudou a interpreta-la de uma maneira ética, estudou as sociedades políticas, também queria entender como o político-institucional teve sua estabilidade, ele falava muito sobre as formas intermediária de governo.

Plano de aula 8:

Caso concreto 1:

O poder de tomar decisões, e aplicar leis, cabe ao judiciario a função de julgar limitado pelo poder legislativo. Isso parte do poder executivo representado pelo presidente, tem outros níveis derepresentação seria do presidente (nível Federal), do governador (nível Estadual) e do prefeito(nível Municipal) de acordo com a lei brasileira.

Plano de aula 9

Quais as características do sistema presidencialista que o distingue do sistema parlamentarista

R: Algumas características indicadas pela doutrina sobre o sistema presidencialista: 1. Presidente da República exerce as chefias de Governo e Estado; 2. A tripartição dos Poderes é visível internamente; 3. O povo escolhe o Presidente da República; 4. O Presidente da República é escolhido por um prazo determinado; 5. O Presidente da República tem poder de veto; 6. Na maioria dos Estados que adota a República Presidencialista, o Poder Executivo acaba se sobrepondo aos poderes: Legislativo e Judiciário. No seu ponto de vista, qual a principal vantagem, caso exista, do parlamentarismo sobre o presidencialismo? R: As ações praticadas pelo Primeiro Ministro, por dependerem da aprovação do parlamento, que é eleito diretamente pelo povo, tendem a consolidar a finalidade maior do Estado, que é a concretização do bem comum. De igual modo o presidencialismo tem vantagens, como por exemplo, um maior rigor na tripartição dos poderes, e a maior rapidez nas decisões.

Plano de aula 10

Qual a diferença entre a democracia dos antigos, e a dos modernos?

R: A democracia dos antigos referenda a liberdade, a qual denominamos de "liberdade clássica", que acentua a importância da liberdade pública e política do cidadão. Na democracia moderna temos a "liberdade liberal", que ressalta a liberdade individual e privada do homem. Enquanto os antigos concebiam a liberdade como virtude política, orientada para a participação igualitária no poder, os modernos viriam a compreendê-la como faculdade "burguesa", identificada com o livre gozo de uma esfera privada de comportamento. Democracia para os gregos antigos, era o governo de muitos. O critério central a reter é este: o princípio de igualdade política, o elemento propriamente político da cidadania de base igualitária (somente os homens adultos, livres e atenienses). Fora desse exercício da liberdade política não havia, para o espírito helênico, regime democrático. A democracia liberal buscará assegurar os direitos individuais como garantias fundamentais, numa cidadania a princípio censitária, esvaziando a participação do Estado na vida econômica e privada da sociedade.

Plano de aula 11

A leitura dos textos acima sugere alguns fundamentos essenciais do fascismo em suas manifestações na Alemanha e na Itália. Identifique-os.

R: A concepção de Estado e sua prevalência sobre o indivíduo; o culto à personalidade autoritária do chefe político; o partido único; nacionalismo; militarismo; corporativismo; reduzidas garantias jurídicas do indivíduo.

Plano de aula 12

Como podemos estabelecer a distinção entre Estado Unitário e Estado Federal?

R: Do ponto de vista de sua estrutura, de sua conformação, os Estados se dividem em simples e compostos. Estado simples é aquele em que o poder público tem uma única expressão, reveste um único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com