TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas - Caso Concreto 1

Casos: Ciências Políticas - Caso Concreto 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  530 Visualizações

1) Resenha:

As questões abordadas no vídeo são muito semelhantes a realidade brasileira. Boa parte da população brasileira vive na miséria econômica e estado de degradação humana. Os políticos e governantes brasileiros, tentam modificar a realidade para enganar o povo. Os trabalhadores e sociedade de forma geral vem tentando reivindicar seus direitos, mas a classe dominante não atende de verdade este pleito da sociedade

2) O filme Germinal retrata um cenário de uma vila de trabalhadores de minas dominada por extrema miséria econômica e muita degradação humana. O fechamento de muitas minas de carvão da Inglaterra, principal pólo de sustentação econômica em várias cidades, gerou uma forte crise entre os trabalhadores.

A razão prevalecia muito as emoções, a arte de modificar a realidade era vista injustamente pelo poder dominante. Os próprios funcionários da mina sempre questionavam seus direitos perdidos, porque para a classe burguesa isso não valeria de nada. Seus objetivos financeiros estavam acima dos propósitos dos trabalhadores.

O que prevalecia na época era a dominância de uma classe sobre a outra. A cidadania ameaçada pelas relações de produção fizera com que um grupo social não mais aceitasse passar necessidades e privações pela falta de igualdade.

A burguesia possui as minas ou as fábricas, os meios de transportes, as terras, os bancos etc. O trabalhador não é obrigado a ficar sempre na mesma terra ou na mesma situação: “ele é livre” para não trabalhar, mas na pratica precisam de trabalhar para não morrer de fome.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com