TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colonização A Questão Racial

Artigos Científicos: Colonização A Questão Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  300 Visualizações

RESENHA CRÍTICA: 21/10/2012.

O autor discorre em seu artigo sobre Colonização, miscigenação e questão racial, ressalta algumasnotas sobre equívocos e tabus da histografia brasileira. O texto resenhado está disposto em doze páginas e em uma única seção.

O artigo de Ronaldo Vainfas desenvolve-se a partir das notas sobreequívocos e tabus da historiografia brasileira no que tange à colonização, miscigenação e questão racial de um extenso rol de autores/estudiosos brasileiros e estrangeiros tais como Varnahagen, Capistrano deAbreu, Gilberto Freyre, Charles Boxer, Florestan Fernandes e Líllia Schwarcz, dentre outros.

A necessidade de analisar as ideias de alguns autores, desde a época do Brasil colônia e realçar algunsequívocos e tabus da historiografia brasileira em relação à colonização, à miscigenação e questões raciais, é primordial. É necessário, então, repensar as contribuições de todos os estudiosos,independentemente de seus equívocos e tabus para a desconstrução da tal “democracia racial”.

COLONIZAÇÃO, MISCIGENAÇÃO E QUESTÃO RACIAL: NOTAS SOBRE EQUÍVOCOS E TABUSDA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Vainfasrealça o encontro de três povos postos em cena pelo descobrimento do Brasil e pela colonização efetuada pelos lusitanos.

A miscigenação étnica e mescla de cultura são problemas afins dahistoriografia ocidental na contemporaneidade, porem, algumas mudanças surgiram no decorrer do tempo e podemos observar quais termos, valoração e sentido das interpretações sofreram modificações

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com