TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Um Pauta

Dissertações: Como Elaborar Um Pauta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

COMO ELABORAR UMA PAUTA

Uma boa pauta deve ter, no mínimo:

1 - Um resumo dos acontecimentos (idéias) que são objeto da Reportagem.

2 - O que o Repórter terá que conseguir, ou seja, o que interessa ao leitor.

3 - Como o veículo vai se posicionar em relação ao assunto.

4 - Fornecer todos os dados necessários para o Repórter: nome, cargo ou função das pessoas que serão entrevistadas, telefones, hora da entrevista, local, e-mail sempre fornecer mais de uma fonte.

As pautas devem conter os seguintes itens:

Cabeçalho: Onde devem estar contidos o nome do redator, a data em que foi elaborada a pauta, a retranca (duas palavras que indiquem o tema da pauta) e a fonte (de onde foram tiradas as informações p/ a pauta).

Tema: Sobre o que se trata a pauta.

Histórico/Sinopse: Você deverá escrever em poucas linhas (média de 15 linhas) em linguagem adequada para o jornalismo impresso com um resumo dos fatos que levaram esse tema a se justificar como assunto de uma pauta jornalística. Esse material é muito importante para situar o repórter e porque poderá ser utilizado por ele para o lide e/ou cabeça da matéria. Para reportagens especiais pode-se inserir mais informação.

Enfoque/Encaminhamento: Qual será o direcionamento a ser dado na matéria, ou seja, com base no histórico exatamente o que o pauteiro quer que seja desenvolvido pelo repórter. Indique para o repórter. Este item é que irá definir as suas sugestões de perguntas.

Fontes: Para se obter as informações sobre o tema da matéria é fundamental que o pauteiro apresente as fontes para a reportagem, ou seja, as pessoas que serão entrevistadas pelo repórter.

Nesse caso, além do nome e do cargo/função da pessoa, deve constar na pauta o endereço e todos os telefones possíveis para contato.

De acordo com o padrão fixado os entrevistados devem ser antes contatados pelo pauteiro que deverá checar se aquela pessoa realmente tem condições de falar sobre o assunto e se estará disponível no período em que tiver que ser desenvolvida a reportagem.

Sugestões de perguntas: Como o nome já dia são sugestões a serem seguidas pelo repórter. Mas lembre-se uma pauta não é uma camisa de força. O repórter tem toda liberdade de questionar o entrevistado sobre outras questões que considerar importante naquele momento.

Anexos: Caso o pauteiro tenha feito alguma pesquisa ou possua recorte de jornal/revista ou texto retirado da internet poderá anexar na pauta.

Editoria: assunto que une um grupo de matérias.

Editor: é o responsável por um núcleo de matérias, por uma editoria.

Caderno: parte física do jornal. Os cadernos juntam política com economia; Cidades e Esportes ficam no mesmo caderno porque são as ultimas editorias a chegar.

Fotolito: é um filme transparente, uma espécie de meio plástico, feito de acetato. Modernamente, com o uso de impressoras laser e computadores, o fotolito pode ser à base de acetato, papel vegetal ou laser filme. CMYK

Jornais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com