TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar Um Questionário Diretivo E Aplicar Ao Gestor, A Fim De Identificar Qual é O Modelo De Gestão Que é Utilizado Na Organização, Desde A Forma De Recrutamento E Seleção Até A Ava Liação De Desempenho Dos Colaboradores.

Exames: Elaborar Um Questionário Diretivo E Aplicar Ao Gestor, A Fim De Identificar Qual é O Modelo De Gestão Que é Utilizado Na Organização, Desde A Forma De Recrutamento E Seleção Até A Ava Liação De Desempenho Dos Colaboradores.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  3.128 Visualizações

Página 1 de 9

As falhas envolvendo cadeias de suprimentos integradas podem resultar dos seguintes fatores, entre outros: comprometimentos desbalanceados, incompatibilidades culturais, inexistência de mecanismos de coordenação, logística inadequada e arquitetura de TI fechada. Os clientes não podem ter deixado de perceber as alterações recentes ocorridas no comércio farmacêutico. Uma constatação óbvia é a formação de numerosas redes de farmácias, que deixaram de ser lojas isoladas.

A população notou também que algumas farmácias permanecem abertas 24 horas; muitas ostentam requintes de elegância; o arranjo físico se afasta do que dominava nas antigas “pharmácias” e boticas: os medicamentos são dispostos de forma compacta em prateleiras abertas, no fundo e nas laterais, enquanto o centro da loja está repleto de gôndolas de cosméticos e artigos de higiene pessoal. À semelhança dos supermercados, o caixa é computadorizado. Além das melhorias que saltam aos olhos, outras proezas de automação comercial ocorrem atrás da cortina: um software liga o caixa ao computador central da rede, atualizando o faturamento e o estoque, em tempo real, sempre que entra ou sai mercadoria da loja.

A Figura 1 representa a cadeia de suprimentos, que se estende desde os fornecedores de matérias-primas (fármacos) até o consumidor final, passando pelos fabricantes (laboratórios), que entregam medicamentos diretamente às redes ou, indiretamente, por meio de distribuidores. O segmento institucional (hospitais, centros de saúde, secretarias públicas estaduais e municipais de saúde), ao lado das farmácias, constitui importante mercado.

Figura 1 - Cadeia de suprimentos da área farmacêutica.

Os progressos mais significativos obtidos na distribuição de produtos farmacêuticos no País foram realizados ao longo de quatro dimensões.

Gestão racional de estoques.

Foram instalados nas redes sistemas avançados de gestão de estoques, baseados em fórmulas clássicas, teoricamente corretas sob o ponto de vista estatístico. Recorre-se geralmente ao sistema denominado de “revisão periódica”, que permite encomendar, num mesmo pedido, toda a lista de produtos de um fabricante.

Os pedidos que, anos atrás, eram colocados mensalmente, o são agora semanal ou bissemanalmente, o que reduz em 75% ou 87,5% o estoque operacional do depósito central. O estoque de segurança do depósito é calculado cientificamente, baseando-se em dados quantitativos referentes ao atraso possível de entrega do fornecedor e ao aumento da demanda em relação à demanda média. O reabastecimento é efetuado visando a atingir um nível desejado do estoque, denominado estoque máximo, cujo cálculo leva em conta o intervalo entre revisões periódicas e o prazo de entrega.

Como previsão da demanda toma-se a média de venda do produto nos três meses anteriores. É ajustada por um fator que permite considerar a influência de efeitos sazonais. O sistema depósito-lojas possui dois estágios de estoque, o que aumenta a complexidade dos cálculos. Em cada loja existem um estoque de segurança e um estoque máximo, cujos valores são computados por meio de fórmulas semelhantes às empregada para o depósito central. Os distribuidores, por sua vez, utilizam fórmulas similares para gerir seus estoques.

Uso de softwares de gestão de estoques.

As redes de farmácias usam intensamente softwares de gestão de estoques, desenvolvidos por seus setores de informática, por empresas especializadas ou ainda adaptados de programas comerciais. As primeiras gerações desses sistemas eram baseadas em computadores centrais. Foram em sua maioria convertidas para operar em microcomputadores ligados em rede. Todas as farmácias são ligadas ao servidor central por teleprocessamento.

Os bancos de dados devem possuir considerável capacidade para armazenar na memória informações relativas a uma dezena de parâmetros de gestão, em centenas de farmácias, para milhares de produtos, dos quais é preciso conhecer as vendas e os estoques, dia a dia, durante os 12 meses anteriores.

Racionalização das operações do depósito central.

Os depósitos centrais das redes de farmácias e das distribuidoras operam há anos com arranjo físico racional, instalações adequadas e equipamentos modernos de transporte interno, objetivando rapidez, qualidade e minimização dos custos. As funções básicas são o recebimento dos engradados dos fornecedores, a separação dos pedidos destinados às lojas (picking), a expedição e o transporte das mercadorias às farmácias.

O picking é efetuado de acordo com o princípio de uma linha de montagem. Um contentor vazio é colocado na extremidade de uma esteira rolante, ao longo de qual operador, consultando listas de separação, retiram os itens de prateleiras dispostas de um lado a outro da esteira. No outro extremo da correia transportadora, o contentor, preenchido com os itens destinados à loja específica, é removido e transferido por outra esteira, em direção à área de expedição; nesta, os contentores são agrupados por lojas, em boxes numerados, carregados em veículos (caminhonetes ou peruas) e transportados às lojas, nas quais as mercadorias são conferidas e dispostas nas prateleiras.

Entregas às lojas.

A quarta vertente de progressos situa-se na entrega às lojas. Os maiores desafios consistem na utilização plena de carga dos veículos, na sua roteirização, na administração da frota e dos motoristas, para a qual existe a opção de terceirização, e, acima de tudo, na batalha contínua contra o congestionamento de trânsito, as restrições à circulação e ao estacionamento das viaturas. Parcela considerável da luta logística é travada à noite e passa despercebida, mas, sem o sacrifício do pessoal, em geral mal reconhecido, não se pode pretender a entrega dos produtos certos na hora e na loja certas, todos os dias do ano, que é a condição básica para se ganhar o cobiçado prêmio representado pelo just in time. É difícil prever a demanda de milhares de itens, um a um. Para a maioria dos produtos, farmacêuticos e cosméticos, o método preferido pelas redes consiste em utilizar, como demanda diária do próximo mês, a média da demanda diária dos três meses anteriores.

Importantes exceções referem-se aos casos seguintes:

• produtos marcadamente sazonais, por exemplo, antigripais, loções protetoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com