TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como era a educação da Cidade Estado ateniense

Artigo: Como era a educação da Cidade Estado ateniense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Após ler as aulas 03 e 04 – responda de forma sintetizada, o questionamento a seguir: A sociedade grega era organizada em Cidade – Estado. Como era a educação da Cidade Estado ateniense? Quem era o pedagogo na educação dos gregos espartanos e a que se deveu o progresso social dos gregos? Quanto a Educação medieval, o poder político estava centralizado no clero, nos quais os mosteiros eram as principais instituições de ensino, centros de pesquisa, casas editoriais e também responsáveis pela formação intelectual daquela época. Quais foram os trabalhos de destaque deixados no campo educativos pelos monges medievais e o que herdamos da educação medieval, presente ainda hoje em nossos dias? (valor 0,0 a 2,0)

A educação das crianças ate os sete anos de idade era feita através de um duro treino, onde os meninos ficavam aos cuidados da mãe e posteriormente tirados de casa e levados para casernas públicas onde se encontravam sob o cuidado dos auxiliares do pedônomo. Os meninos com doze anos eram classificados distintamente do qual estes se tornavam companheiros favoritos dos adultos.

Com 18 a 20 anos, os jovens eram classificados como ireno, o qual os dava o direito de falar em assembléias e também chefiar os outros jovens em exercícios ginásticos e os de preparação militar. Com isso, esses jovens dedicavam-se ao estudo de armas e manobras militares, portanto a cada dez dias era submetido a alguns exames.

Depois dos 20 ate os 30 anos, seus treinos passavam a ser um pouquinho diferente dos serviços da verdadeira guerra. Após os 30, participavam apenas de trinos classificados como necessários. Nesta idade os jovens se tornavam de maior idade, onde agora seus serviços eram voltados ao Estado.

Essa educação era dominantemente física e moral. Tinha como objetivo torná-los pessoas suportáveis aos trabalhos, as lutas e conquistas. Os jovens recebiam conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Já os seus treinos aconteciam através de exercícios de corrida, lançamento de disco, salto, arremesso dentre outros.

Sobre o pedagogo:

O pedagogo na educação dos gregos espartanos eram escravos ou servos, este possuía a responsabilidade do cuidado da criança e do zelo moral. O pedagogo era escolhido em virtude de ser incapaz para outros serviços.

Sobre os trabalhos de destaque:

Os trabalhos de destaque deixados pelos monges no campo educativo foram: as copias do manuscrito, pois sem ela grande parte das obras do passado não seriam conhecidas por nos; e o outro trabalho deixado foi a condensação do saber da época das Sete Artes Liberais que incluíam o trevium e o quadrivium que juntos constituíam o septium.

O trivium fazia parte da gramática, dialética e retórica. Na quadrivium estava a aritmética, geometria, musica e astronomia.

Referente as heranças da educação medieval, se tem presente atualmente as manifestações culturais, dentre elas o carnaval e procissões oferecidas aos santos. Alem disso, a religiosidade, a tradição popular e a cultura também trazem consigo uma influencia medieval.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com