TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente social na proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO GERAL 4

3 JUSTIFICATIVA............................................................................................................. ....4

4 METODOLOGIA............................................................................................................. ....4

5 DESENVOLVIMENTO 4

5.1 O Idoso no contexto Brasileiro..........................................................................................5

5.2 A Gerontologia e a Geriatria no Brasil............................................................................5

5.3 Idosos na Legislação Brasileira: Constituição Federal de 1988.....................................6

5.4 A Lei orgânica de Assistência Social e o Estatuto do Idoso............................................6

5.5 O Papel da Assistência Social na Proteção ao Idoso.......................................................6

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................8

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Almeida (2005) o envelhecimento é um processo natural na vida de todos os seres humanos. Porém, a velhice para a maioria das pessoas é sinônimo de sentimentos ruins como: ser dependente, adoecer e até mesmo passar a ser humilhado perante aos outros. A juventude, diferentemente, é sinônimo de altíssimo vigor. O fato de sermos conhecedores das fragilidades da velhice despertou- nos para que o trabalho apresentasse como ponto relevante uma abordagem sobre como os idosos são amparados em seus direitos hoje no Brasil, e ainda como o profissional Assistente Social atua na defesa e proteção dos idosos. Para que haja uma compreensão mais ampla do tema faremos uma retomada histórica sobre a velhice desde a antiguidade até os tempos atuais e um aprofundamento no Brasil sobre o crescimento da população idosa, e consequentemente demandas da Assistência social. Abordaremos o processo de envelhecimento humano com embasamento na ciência gerontologia e em seguida sobre o estatuto do idoso que regulamenta os direitos e combate a questão da violência contra o idoso e também o sistema de proteção que se apresenta como sendo uma das atribuições do Assistente Social, que dentre outras tantas atribuições está também a de proteger o idoso fazendo garantir os seus direitos. A escolha do tema se baseou no fato de conhecermos certas fragilidades dessa fase e ainda a questão do descaso, até mesmo por pessoas próximas e familiares, necessitando assim que o estado intervenha com ações que venham garantir que os idosos sejam amparados, independente da sua condição financeira ou social. Diante da abordagem se questiona como os idosos se encontram amparados pela Assistência Social frente aos seus direitos.

2 OBJETIVO GERAL

O objetivo de contribuir com todos os profissionais da Assistência Social, os graduandos e todos aqueles que apresentam interesse pelos direitos e sistema de proteção aos idosos.

3 JUSTIFICATIVA.

A realização do presente trabalho é justificada pela importância de sua temática. Através da análise das literaturas selecionadas, concluiu-se que o assunto é de grande relevância social, sendo que o mesmo pode ser evidenciado dentro de várias famílias. Listamos ainda, a necessidade de trazer aos profissionais da assistência Social intervindo no meio defendendo os direitos e proteção ao Idoso.

4 METODOLOGIA

Trata–se de uma revisão integrativa da literatura, cujos artigos selecionados são oriundos de base de dados do Scielo e Lilacs. Foram usados como palavras-chaves para a busca dos dados expressões como idoso, assistência Social, direitos do idoso, a intervenção da assistência social. Foram encontradas, aproximadamente 10 publicações referentes ao tema, sendo selecionados dois artigos científicos para a realização do trabalho. Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos entre o ano 2005 e 2015 e artigos publicados na integra e em português.

Além dos artigos será utilizado para enriquecer o conteúdo textos da literatura assistência Social lutando pelos direitos dos Idosos.

5 DESENVOLVIMENTO

A Política Nacional do Idoso (PNI) assegura no artigo 1º os direitos sociais do idoso, criando condições para gerar sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e na comunidade dessa forma a assistência Social devem ajudar a favorecer a garantia desses direitos (BRASIL, 1994).

5.1 O Idoso no contexto Brasileiro:

Segundo Papaléo Netto (2002), a colonização no Brasil, trouxe consigo imposição de valores de outras sociedades que aqui foram impostas, o que determinou o modelo de desenvolvimento social. No contexto da velhice ela sempre foi desprezada, seguindo padrões de sociedades capitalistas. O valor das pessoas mais velhas estava sempre relacionado à sua condição financeira e a consolidação de direitos às pessoas idosas no Brasil sempre privilegiavam os homens ricos em detrimento dos velhos que se encontravam em condições precárias de pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com