TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Ensaios: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

1. A comunicação está presente e faz-se necessária na vida pessoal, profissional, estudantil de qualquer pessoa, seja ela residente no Brasil, seja ela residente em qualquer outro lugar do mundo.

Neste contexto, explique, com suas palavras, a importância da comunicação empresarial eficaz para o sucesso de uma organização.

Sabemos que é fundamental comunicarmos bem dentro de uma organização. A comunicação pode ser exercida pelo uso de diversos recursos, dentre eles a redação, que expressa ideias e pensamentos de forma escrita, por meio da linguagem. Na comunicação empresarial, a redação se faz presente nos textos comerciais como cartas, documentos (ata, atestado, circular, etc.) e relatórios administrativos. Esses textos transmitem informações muito importantes e se destinam a grandes públicos: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, entidades reguladoras.

Fatalmente, um texto comercial mal redigido não será interpretado corretamente por quem o recebe, provocando desastres na comunicação ao ponto de gerar prejuízos imensuráveis a uma organização.

2. Na Cia. RVW, o presidente mantém um projeto de comunicação denominado “mural colaborativo”. Neste mural, os colaboradores da empresa podem se expressar formalmente e informalmente. Como forma de expressão formal, o colaborador pode, no mural, afixar memorandos, avisos, etc. Como forma de expressão informal, o colaborar pode afixar textos interessantes tirados da internet e, até mesmo, receitas, charadas, etc. Segundo o presidente, dono da ideia, com a criação do “mural colaborativo”, os funcionários se tornaram mais motivados e comunicativos.

Dentro deste contexto responda: qual o tipo de comunicação apresentada neste caso?

Explique a importância da comunicação interna para o bom desempenho dos demais tipos de comunicação como, a comunicação institucional e a mercadológica.

RESPOSTA DO ALUNO:

Neste caso, o meio de comunicação apresentada é a comunicação interna.

A importância dessa comunicação para o bom desempenho dos demais tipos de comunicação (institucional e mercadológica), tem por finalidade dar transparência à gestão, compartilhando os objetivos dos projetos da empresa, tornando a comunicação com a equipe mais eficiente, criando um grupo colaborativo de trabalho e assegurando que as informações cheguem às pessoas no tempo desejado e de forma clara.

A comunicação institucional tem por objetivo tornar comum os conceitos da empresa, sua cultura, personalidade por meio de intercâmbio de informações.

A comunicação mercadológica contempla as ações desenvolvidas por uma empresa no sentido de reforçar a imagem de suas marcas, produtos ou serviços, colocando as no mercado e assim aumentando suas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com