TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Gestão Financeira

Artigo: Conceito De Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Gestão (ou Adminstração) Financeira

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquerorganização e à qual cabem as análises, decisões e actuações relacionados com os meios financeiros necessários à actividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.

Objectivos da gestão financeira

Os grandes objectivos das acções e decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte forma:

. Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organizaçãoem risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efectuadas e as fontes desses mesmos capitais.

. Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.

. Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à actividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

Actividades integradas na função financeira:

De uma forma sucinta podem ser integradas na função financeira as seguintes actividades:

. A determinação das necessidades de recursos financeiros (planeamento das necessidades de recursos financeiros, a inventariação dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos libertos e o cálculo das necessidades de financiamento externo). Este tipo de actividades é geralmente designado por gestão de tesouraria.

. A obtenção de financiamento (para financiar a actividade corrente ou para financiar investimentos) da forma mais vantajosa tendo em conta os fins do financiamento, os custos, prazos e outras condições contratuais, as condições fiscais, o impacto na estrutura financeira da empresa, entre outras. A esta actividade pode ser dada a designação de análise das fontes de financiamento.

. A aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria, de forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rendibilidade. As principais variáveis a ter em conta na aplicação dos recursos financeiros deverão ser o retorno potencial dessa aplicação, o seu grau de liquidez e o risco que lhe está associado.

. A análise económica e financeira, incluindo a recolha de informações e o seu estudo deforma a obter respostas seguras sobre a situação económica e financeira da empresa.

. A análise da viabilidade económica e financeira dos investimentos, de forma a dar suporte às decisões sobre a sua execução ou não execução.

Além das actividades descritas, podem ser ainda consideradas como parte integrante da função financeira actividades de âmbito mais administrativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com