TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e princípios gerais do cálculo numérico

Tese: Conceitos e princípios gerais do cálculo numérico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Sumário 3

Introdução 4

1.Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico. 5

2.Desenvolvimento das tarefas. 6

1.2 Desafios interpretação geométrica da dependência e independência linear. 6

3.Registro das soluções dos desafios. 8

Fontes: 9

Introdução

O objetivo deste trabalho é desenvolver e aprimorar nossos conhecimentos com a relação a conceitos e princípios gerais do calculo numérico.

O desafio deste trabalho será descobrir o código de barras linear palíndromo com 34 barras que chamou a atenção da importadora ‘Vendomundo’.

Para isto teremos que realizar e concluir sete tarefas que apos devidamente concluídos teremos que associar a resposta a um número: 0 ou 1. Esses números

colocados lado a lado e na ordem de realização das etapas fornecerão os dezessete primeiros algarismos (da esquerda para a direita) que irão compor o código de barras linear

1. Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico.

O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.

Um problema de Matemática pode ser resolvido analiticamente, mas esse método pode se tornar impraticável com o aumento do tamanho do problema.

Exemplo: solução de sistemas de equações lineares (cálculo de estruturas, redes elétricas etc.).

A existência de problemas para os quais não existem métodos matemáticos para solução (não podem ser resolvidos analiticamente) equações diferenciais parciais não lineares pode ser resolvida analiticamente só em casos particulares.

Os métodos numéricos buscam soluções aproximadas para as formulações matemáticas.

Nos problemas reais, os dados são medidas e, como tais, não são exatos. Uma medida física não é um número, é um intervalo, pela própria imprecisão das medidas. Daí trabalha-se sempre com a figura do erro, inerente à própria medição.

Os métodos aproximados buscam uma aproximação do que seria o valor exato. Dessa forma é inerente aos métodos se trabalhar com a figura da aproximação, do erro, do desvio.

Função do Cálculo Numérico na Engenharia “Buscar solucionar problemas técnicos através de métodos numéricos modelo matemático”

2. Desenvolvimento das tarefas.

1.2 Desafios interpretação geométrica da dependência e independência linear.

Nos gráficos, é apresentada uma interpretação geométrica da dependência e independência linear de dois e três vetores no 3R:

a) b)

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com