TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções Sociológicas

Artigos Científicos: Concepções Sociológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 18

Índice

Capítulo I

• Concepções da Sociologia no cotidiano: Cultura, Indivíduo e Sociedade. 03

• A Construção Social da Realidade 05

Capítulo II

• Estrutura Social e de seu controle: A Classe operária vai ao Paraíso- Reflexão 06

• Quais Interações Sociais são existentes no cotidiano da Sociedade atual? 07

Capítulo III

• Desigualdade Social 08

Capítulo IV

• Exploração do Meio Ambiente 10

Considerações Finais 12

Referencias Bibliográficas 13

Capítulo I

Concepções da Sociologia no cotidiano: Cultura, Indivíduo e Sociedade

A cultura é o diferencial entre o homem e o animal o ser humano já se encontra dentro de um sistema social criado através de gerações já existente e que é assimilado por meio de inter-relações sociais, uma vez que a sociedade é formada por indivíduo. Cultura é todo aquele complexo que inclui crenças, conhecimento, valores, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem membro de uma sociedade. A cultura é o meio que o homem adquiri conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do individuo. O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Em sentido cientifico não podemos distinguir graus de cultura, como mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Existem sim, diferentes culturas que foram desenvolvidas cada uma do seu modo. Aquilo que é sagrado a uma sociedade, para outra pode ser repugnante. Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material. Material se refere aos aspectos físicos e tecnológicos de nossas vidas diárias, inclusive a comida, casas, fábricas, vestuário, transportes e matérias- primas. A cultura não material se refere aos modos de usar os objetos materiais, aos costumes, crenças, filosofias, governos e padrões de comunicação. Essa cultura resiste mais às mudanças que a cultura material. Mas ainda está se adaptando às condições materiais novas. Ela é conhecida como atraso cultural. Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e idéias sobre a natureza da vida; valores que são concepções coletivas do que é considerada como bom, desejável, certo, bonito, gostoso, etc. valores influenciam o comportamento das pessoas e servem como um critério par avaliar as ações de outro; normas que traduzem crenças e valores em regras especificam para o comportamento; sansões que são as punições e recompensas que são utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas; símbolos; idiomas e a tecnologia. A tecnologia estabelece um parâmetro para a cultura e não só influenciam como as pessoas trabalham, mas também socializam e levam a refletir sobre o mundo. A transmissão da cultura é um importante aspecto do processo de socialização. Refere aos meios como a geração mais antiga para a sua cultura para as gerações mais novas. Os grupos primários transmitem o “patrimônio social” de um modo informal e formal, pelo processo de intercâmbio cotidiano. Informal através de jornais, rádio, cinema, teatro, novelas, internet, etc. Formais através das escolas, universidades, pré-escolas, palestras, igrejas, etc. A transmissão formal é o intercâmbio importantíssimo, pois dá continuidade e manutenção do sistema cultural.

Desde os tempos remotos, o homem sempre viveu em grupos. O grupo social, a sociedade precede o individuo, sendo o ser humano um produto da interação social. Uma criança ao nascer possui apenas potencialidades de tornar-se humana. Ao interagir com outros, passa por várias experiências, e vai sendo socializada. Nesse processo, o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade desenvolve a capacidade de “funcionar” como individuo e como membro do grupo, isso chamamos de socialização. A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o identificará dos demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social. O individuo corresponde ao processo de naturalização da sociedade, concebida como realidade distinta, quando não oposta, externa e independente dele. O conceito de sociedade remete a um todo e o de individuo a uma parte, ambos abstratos. É um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Para Émile Durkheim, o homem coagido a seguir determinado regras em cada sociedade, o qual chamou fatos sociais, que são regras exteriores ao individuo e que controlam sua ação perante aos membros da sociedade. Nota-se que a sociedade, as relações interpessoais, os valores morais e éticos, vão moldando o individuo, vão tornando-o aquilo que ele vê e que os outros vêem, mas de outro lado são esses indivíduos que vão mudando e moldando as pessoas à sua volta tanto de forma culturalmente como moralmente. Pois são criativos, intencionais e em constante transformação. Ao estudar o comportamento humano, para entender suas ações e reações e relações a uma determinada situação, é necessário entender o seu contexto social em que está inserido, as suas visões, limitações de pensamento. Porque cada individuo e cultura estão intrinsecamente ligados.

A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com