TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avancada

Seminário: Contabilidade Avancada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Diante do trabalho apresentado conclui-se que o regime de tributação adotado pela USIMINAS é o lucro real e analisando seu Balanço Patrimonial, percebemos que a participação tributária no total de seu Ativo é de 4,62% e no Passivo é de 1,67%. A Companhia possui obrigações atuariais relacionadas aos benefícios de previdência privada, previstos no regulamento, que equivalem a aproximadamente 5% do passivo da empresa. Com esses dados explícitos no Balanço Patrimonial e demais demonstrações contábeis da USIMINAS é percebido com clareza que a empresa objeto de estudo, possui uma gestão fiscal e previdenciária de acordo com as normas fiscais e contábeis exigidas pela legislação e já adotadas pela IFRS – Internacional Financial Reporting Standard, buscando manter transparência nas suas publicações e responsabilidade para com seus clientes e acionistas.

Os encargos incidentes sobre a receita da empresa representam contrapartida, um dos muitos tipos de receita que compõem os grupos das receitas governamentais: as receitas de capital e as receitas correntes.

As receitas de capital são aquelas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos oriundos do direito público ou privado que se destinem atender as despesas classificáveis como despesas de capital, incluindo também o superávit do orçamento corrente. Fazem parte destas receitas:

a) Operações de crédito: são os recursos que atendem aos desequilíbrios orçamentários ou, ainda, financiar empreendimentos públicos.

b) Alienação de bens: receita oriunda da alienação de bens patrimoniais: ações, títulos, bens moveis e imóveis, etc.

c) Amortização de empréstimos: se refere a amortização, significando assim como uma receita de capital.

d) Transferências de Capital: se referem aos recursos que deve se destinar para as despesas de capital.

e) Outras Receitas de Capital: são aquelas não classificáveis nas outras fontes.

O grupo das receitas correntes são aquelas de livre aplicação e sem ônus sendo formado por:

a) Receitas tributárias: receita oriunda dos tributos, de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, ou seja, de impostos, taxas, e contribuições de melhoria.

b) Receitas de contribuições: são as receitas que derivam das contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com