TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Monografias: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  10.011 Palavras (41 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 41

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

JOSE ANATORIO CHAVES MUIVA

PORTO VELHO - RONDONIA

2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade Intermediaria, Contabilidade Empresarial, Ética e Legislação Profissional e Matemática Financeira

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TEMA – CONTABILIDADE COMERCIAL

PROFESSORES

JOSE MANOEL DA COSTA

DANIEL RAMOS NOGUEIRA

LUCIANO GOMES DOS REIS

FABIO ROGERIO PROENÇA

DEBORA BOHER ROHLOFF

PORTO VELHO - RONDONIA

2013

INTRODUÇÃO

São os eventos econômicos que ocorrem numa entidade e que promovem mutações no patrimônio qualitativa e quantitativamente, e contabilmente damos mais importância aos fatos, pois são a matéria prima da contabilidade. São fatos suscetíveis de contabilização e por isso denominados fatos contábeis. Os fatos administrativos ou contábeis são diariamente gerados pelas atividades desenvolvidas por todos os departamento de negócios de uma empresa. Enquanto numa pequena mercearia de bairro ocorrem em numero reduzido, numa grande indústria de moveis ocorrem em numero elevadíssimo, pois tem departamentos que estão em ação durante o tempo todo, gerando fatos contábeis que precisam ser processados.

Este trabalho abordara o movimento contábil, fiscal e financeiro da empresa comercial Línea de Móveis Ltda. com atividade no ramo de comercio varejista de mesas e cadeiras em dois formatos – Mesa Executiva Job 9000 e Cadeira Presidente Executiva 2000. Veremos as definições dos princípios da contabilidade, regime de apuração, estoques, operações com mercadorias e impostos, operações financeiras, demonstrações contábeis e contabilidade e suas perspectivas, conceitos sobre métodos utilizados em analise e desenvolvimento de sistemas bem como suas estruturas e modelos utilizados pelos profissionais na área de contabilidade.

Veremos que toda e qualquer organização – independentemente de visar lucros, ser uma fundação, uma cooperativa, uma organização não governamental. Em relação às pesquisas sobre listas lineares, observei os conceitos de FIFO, FILO, seus apontadores suas ordens para inclusão, exclusão e pesquisa, exemplos do cotidiano e da informática sobre listas lineares. Definição dos conceitos de alocação simplesmente encadeada, alocação duplamente encadeada, representação gráfica das duas alocações de encadeamento e resposta a qual delas tem maiores vantagens.

Chamamos custo total ao conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, específicos e não específicos) a ser imputado a uma atividade ou conjunto de atividades, dadas as quantidades de fatores de produção utilizados.

Chamamos custo unitário ao conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, específicos e não específicos) a ser imputados a uma atividade por cada unidade de fator de produção utilizada ou de produto produzido. O cálculo de custos unitários poderá não ser tão direto como o cálculo do custo médio a partir dos preços de compra em determinadas ocasiões (ver custo e sistemas de custeio)

O cálculo do custo total através do custo unitário, e vice-versa, implica o conhecimento da quantidade de fator de produção utilizada (ou de produto produzido), a que se dá o nome de coeficiente técnico.

Foi estabelecida neste estudo a hipótese que a teoria da contabilidade de custos não oferece uma solução objetiva para o cálculo do grau de acabamento e, dessa forma, as empresas não adotam os conceitos teóricos fundamentais definidos pela teoria, no que diz respeito à valorização do estoque de produtos em processo e valorização dos produtos acabados em indústrias de produção contínua.

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Vamos ver que o Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

Pensando no nosso aprendizado, vimos que a Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após reter o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e o lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas.

Por fim, vamos ver teoricamente que são os fatos contábeis que fazem a riqueza liquida da empresa aumentar ou diminuir, ocorrem então nos fatos que movimentam recursos do ativo e passivo em virtude de receitas, custos e despesas.

1 – Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade:

1.1 – Entidade ou Organização.

Entidade

A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com