TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Conceitos

Artigo: Contabilidade Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

1) Responda os itens a seguir. Lembre-se de fazer citações dos autores consultados. (1,0)

a) O que é Contabilidade? Contabilidade é uma ciência, um ramo do conhecimento humano, uma profissão que tem por objetivo o estudo dos fatos patrimoniais; é um conjunto de instrumentos e procedimentos voltados para a coleta, o registro e apresentação de informações sobre o patrimônio da entidade. Segundo Franco(1997), é um conjunto ordenado de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, que tem como função registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fatos que acontecem no patrimônio das organizações objetivando prover informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio para auxiliar na tomada de decisões.Marion(2006, p.27), contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.

b) O que é empresa? Empresa é uma instituição jurídica: é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, nem o local onde se desenvolve a atividade econômica.Para Carvalho de Mendonça, é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

c) Cite três documentos usados como suporte para os registros contábeis.

O Livro diário: é um livro obrigatório que registra os fatos contábeis dos acontecimentos da empresa. Em partida dobrada, em ordem rigorosa do dia, mês e ano. O Livro Razão: é um livro obrigatório, tem como função o agrupamento de registros do livro diário por contas específicas. Livro de Apuração de lucro real que é um livro fiscal.

d) Em que consiste a escrituração? Escrituração é um conjunto de lançamentos das operações da empresa, estruturado e sistematizado. Consiste em registrar em livros contábeis da empresa as movimentações ocorridas em seu patrimônio.

e) O que é Patrimônio? Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que tem uma utilidade e um valor monetário , pertencente a uma pessoa física ou jurídica. Muitas ciências estudam o patrimônio: o Direito, a Administração, a Sociologia, A Economia. A Contabilidade estuda o patrimônio pelos ângulos qualitativos e quantitativos., e vai mensurar o patrimônio das entidades.

f) O que são bens? Béns é tudo que tem utilidade específicas e satisfaz às necessidades das pessoas físicas e jurídicas. Podem ser tangíveis ou intangíveis; móveis ou imóveis: de transformação, de consumo, numerários, de renda, de venda, fixos.

g) O que são direitos? Cite três exemplos. Direito em contabilidade, é o poder de exigir algo de alguma atividade realizada. São valores a serem recebidos de terceiros, são bens da empresa ou pessoa à receber. Temos como exemplo os salários a receber, duplicatas, aluguéis.

h) O que são obrigações? Cite três exemplos. Obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com