TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade conceitos básicos

Seminário: Contabilidade conceitos básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Importância de conhecer os custos de uma empresa

Os valores tidos como custos referem-se aos gastos diretamente relacionados com a atividade operacional (produzir/revender/prestar serviços), portanto sempre variam em função do volume comercializado. Exemplos: matéria-prima, embalagens, insumos de produção, mão-de-obra de produção e/ou de execução dos serviços, mercadorias adquiridas para revenda.

Para que uma empresa se torne competitiva nos dias atuais é necessário que ela esteja atenta ao o preço praticado, o empresário devera dar muita atenção e conhecer minuciosamente, custos dos produtos/serviços, independente de qual for a sua atividade. Conhecer precisamente estes custos faz com que a empresa saiba com exatidão qual é a sua lucratividade, o que possibilitara destinar parte deste ganho para áreas do negócio que são vistas como fatores chaves de sucesso perante o mercado, tais como prazo de entrega, preços, qualidade, tecnologia dentre outros.

2.2 Conceitos

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores. Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tardicional lógica de absorção dos custos.

-

Custeio RKW

É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custosfixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal,e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa),seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto. No sistema RKW (reichskuratoriunfürwirtschaftlichtkeit) além dos custos sãoapropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtosos custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas,administrativas, financeiras etc. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção evenda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aossetores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos.Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio servirá para como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que, calculados os custos e as despesas, basta adicionar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com