TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Introdutoria

Ensaios: Contabilidade Introdutoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho visa tão somente o objetivo de demonstrar o objeto, o objetivo, a escrituração e outras técnicas formais da contabilidade para obter o resultado do controle das entidades.

O contador planeja, coordena e controla os registros negociais como; compras, vendas, investimentos e aplicações, permitindo aos administradores, que se tenha uma visão precisa e atual do patrimônio. Por fim, a Contabilidade no mundo é uma das profissões mais nobre, a partir do momento que o empresário confia e busca deste profissional todas as informações do passado projetando o mesmo para o futuro, só tem a ganhar, pois esses empresários estão dando um passo para o sucesso do seu empreendimento. Neste trabalho serão apresentadas além dos conceitos básicos específicos da contabilidade, outras áreas que contribuem diretamente no aprendizado do bacharel em ciências contábeis, como é o caso das disciplinas de fundamentos da administração onde aprendemos que para, que uma entidade cresça, é preciso que ela tenha além de um bom contador também um bom administrador dos negócios.

2. DEZENVOLVIENTO.

2.1 - Conceitos, objeto e objetivo da contabilidade

A contabilidade é um arquivo de informações, que tem o controle absoluto dos bens da empresa, para qualquer tomada de decisão, deve-se antes consultar o banco de dados e obter as informações necessárias para uma eventual avaliação financeira. O registro desses dados permite ao administrador chegar ao resultado alcançado em cada período, e avaliar a posição em que se encontra. A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar analises e também prever e projetar exercícios entre tantas outras funções.

O objeto da contabilidade são os bens da empresa, denominado patrimônio, seu dever e verificar e controlar todos os passos da empresa, certificando sempre seus interesses lucrativos, entre eles garantir que a entidade/empresa esteja gerando lucros, caso contrario terá que usar de suas habilidades e assessorar de uma forma mais segura para um bom funcionamento. Munidas de informações saberá encontrar os possíveis erros cometidos e assim sugerir uma forma melhor de gerenciamento, inovar se preciso for, O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil outro objetivo da contabilidade e assegurar que o resultado final de cada período, seja sempre um resultado positivo.

2.2 - Escrituração contábil;

A escrituração contábil é a própria história de vida da empresa, tudo que ocorre deve ser lançado em livros, é o registro de todas as informações, atos e fatos que formam um conjunto de lançamentos contábeis. Entretanto, fazer contabilidade dentro dos preceitos não se trata, exclusivamente, de necessidade gerencial, fato que já se prestaria como importante justificativa. A escrituração contábil, ainda que de forma simplificada, e as demonstrações contábeis dela decorrentes estão arroladas como exigências ou atribuições que devem ser satisfeitas pelos contabilistas em atendimento aos diversos dispositivos da legislação de regência, sob pena de punição e responsabilidade profissionais, conforme vínculo obrigacional que seguem. Os registros são feitos nos livro diário e livro razão que ademais de importante também é indispensável, tendo em vista que são obrigatórios por lei.

As empresas utilizam do livro diário para fazer os lançamentos, que sempre deve seguir a ordem cronológica, observando sempre as datas e os números dos registros. Os livros comerciais e fiscais poderão ser escriturados por sistema de processamento eletrônico de dados, em formulários contínuos, cujas folhas deverão ser numeradas, em ordem seqüencial. Mas vale saber que nenhuma informação será valida se o livro não for registrado, para isto o meso deve ser assinado por um profissional contábil e em seguida registrar-se em órgão competentes.

2.3 - A contabilidade na Gestão empresarial;

A importância da contabilidade se explica pela necessidade de auxilio a memória humana, a primeira delas surge desde o momento em que a pessoa física se propõe a abrir o seu próprio negócio, ou entrar na legalidade jurídica dependendo assim da assessoria de um profissional contábil para formalizar documentos, e acompanhar passo a passo o seguimento da empresa, é a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, de longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais, que para um bom gerenciamento precisa-se de algumas técnicas de gestão, a arte de planejar, organizar e controlar, seguindo esse contexto tem se ai a ciência que estuda e controlam o patrimônio das entidades, as demonstrações contábeis, auditorias que geram os registros dos fatos praticados, que refletem no estado patrimonial das entidades financeiras. A necessidade de projetar dados para uma visão do futuro é na atualidade condição essencial para que uma empresa possa sobreviver sem problemas em um mercado ágil e competitivo, onde não há lugar para bons e sim para os melhores. Levando em consideração que o objetivo principal da Contabilidade é o gerenciamento da riqueza é inaceitável que o executivo não entenda, pois a gestão da riqueza está em suas mãos.

2.4 - Demonstrações contábeis;

As demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com