TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de gestão x Contabilidade financeira

Resenha: Contabilidade de gestão x Contabilidade financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  214 Visualizações

Contabilidade Gerencial x Contabilidade Financeira

A contabilidade gerencial foi criada com o enfoque em apresentar a contabilidade de custos, financeira e balanços de uma maneira que pudesse auxiliar a administração, gerência e diretoria nos decisões a serem tomadas na empresa, entidade ou companhia. É uma contabilidade que tem o foco naquilo que é útil para tomada de decisões, é apresentada de uma forma útil, em um grau de detalhe mais analítico. A contabilidade gerencial é importante para as grandes companhias por possibilitar que os administradores identifiquem a que riscos estão expostos e qual a melhor forma de confrontá-los.

A contabilidade Financeira é o processo de elaboração dos demonstrativos financeiros, isto é, a confecção das demonstrações financeiras, relatórios e notas explicativas que vão para o conhecimento de pessoas externas, como clientes, fornecedores, acionistas, investidores, bancos, receita federal etc. A contabilidade financeira é feita especialmente pelos gestores das empresas e são basicamente as obrigações de uma entidade jurídica, como, contas a pagar, receber, ativos, passivos etc.

Fazendo uma comparação podemos concluir que a contabilidade gerencial tem um enfoque voltado para dentro da própria empresa, instituição ou companhia visando identificar e resolver problemas internos, já a contabilidade financeira tem o foco voltado para fora da companhia, busca demonstrar através da valorização os resultados que a empresa tem obtido em algum período específico. Expõem para os interessados a posição da empresa em seus bens, suas obrigações etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com