TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contrexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 13

02. Conceito de funções administrativas.

Desde os primórdios da revolução industrial, o processo administrativo das empresas, de uma maneira geral, foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para o alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial.

Até o período neoclássico da administração, surgido na metade final do século XX, muitas eram as discrepâncias dos teóricos quanto à denominação oficial a ser empregada àquelas atividades consideradas básicas ao administrador. Na essência, as denominações sugeridas por cada um dos teóricos levavam praticamente a um mesmo lugar, ou seja, o sentido estrito de cada função já fazia parte de um consenso, restava apenas estabelecer um acordo formal afim de que tais funções pudessem receber denominações padronizadas. É a partir do período neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento

Controle Organização

Direção

02.1 Planejamento.

A função planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas pois lidam com variáveis bastante limitadas.

A funçao de planejamento pode se dividir enm trêz etapas Estabelecimento de objetivos, Tomada de decisão e Elaboração de planos.

2.1.1 Estabelecimento de objetivos

Momento em que os objetivos são definidos. Os objetivos deverão apontar resultados desejados e os pontos a alcançar.

2.1.2 Tomada de decisão

Existem quatro processos de tomadas de decisões, são eles:

I – Experiências passadas: Analisar o passado para definir o futuro. (modelo mais usado pelas organizações).

II – Experimentação: Experimentar as alternativas. (modelo menos usado pelas organizações).

III- Árvore de decisões: Serve para tomar decisão de forma menos intuitiva e mais racional. E o que é isso? É escolher entre as opções aquela que vai trazer melhor valor e maior possibilidade de acerto, ou até menor impacto negativo (quando já sabemos que haverá de qualquer jeito um resultado negativo)

IV – Modelos matemáticos ou pesquisa operacional: é o uso de modelos matemáticos que auxiliam o decisor em relação às suas escolhas.

2.1.3 Elaboração de planos

O plano é um produto do planejamento, e serve como evento intermediário entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento. Existem quatro tipos de planos, são eles:

I – Programas: Planos relacionados a tempo, programação.

II – Procedimentos: Planos relacionados a métodos.

III – Orçamento: Planos relacionado a recursos financeiros necessários.

IV – Regras/Normas: Planos relacionados a mudança de comportamento.

2.2 Organização

A palavra organização pode assumir vários significados em administração. Os dois principais são:

• Organização como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Pode ser formal e informal;

• Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, e estabelecer relações entre eles e as atribuições de cada um deles.

Segundo Escobar (1969), a organização formal é um sistema de tarefas bem-definidas, cada uma das quais tem em si uma quantidade específica de autoridade, responsabilidade e obrigação de prestar contas.

Uma das técnicas relacionadas com a organização é o organograma que consiste em um gráfico que representa a estrutura formal da empresa, onde aparecem claramente:

• A estrutura hierárquica, definindo os diversos níveis da organização.

• Os órgãos componentes da estrutura;

• Os canais de comunicação que ligam os órgãos;

• Os nomes dos ocupantes dos cargos.

2.3 Direção

Segundo Blau e Scott (1970), a função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e de seus respectivos subordinados.

Dirigir também é interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Pode ser a nível global ou institucional, abrangendo toda organização, departamental ou intermediário, abrangendo cada unidade da empresa, e operacional, abrangendo as pessoas e suas tarefas.

Alguns princípios são aplicados à função de direção, a saber:

• Unidade de comando: Cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas;

• Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade;

• Amplitude de controle: Há um limite quanto ao número de posições que podem ser eficientemente supervisionadas por um único indivíduo;

• Principio da coordenação ou das relações funcionais: É uma ação globalizada e convergente, que harmoniza e capitaliza todos os esforços individuais em beneficio do objetivo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com