TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Positivista

Dissertações: Corrente Positivista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  488 Visualizações

CORRENTE POSITIVISTA

O positivismo é a corrente filosófica criada por Augusto Comte. Para o positivismo o único conhecimento válido é o cientifico; o único método válido para adquiri-lo é o das ciências naturais, que consiste no encontro das leis casuais e em seu controle sobre os fatos, este também deve ser aplicado ao estudo da sociedade, ou seja, a Sociologia.

O positivismo estabeleceu distinção muito clara entre valor e fato. Os fatos eram objeto da ciência. Os valores, como não eram “dados brutos” apenas expressões culturais, ficavam fora do interesse do pesquisador positivista, pois nunca poderiam construir-se num conhecimento científico.

Partindo da idéia de que o conhecimento é aquilo que pode ser testado empiricamente, os positivistas acreditavam que não podia existir qualquer tipo de conhecimento elaborado.

Augusto Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo científico, interpretando a história da humanidade, e a partir daí, criar um processo permanente de melhoria e evolução.

O objetivo da ciência para Augusto Comte é a pesquisa das leis, por causa do fato de que "apenas o conhecimento das leis dos fenômenos, pode evidentemente levar-nos na vida ativa a modificá-los para a nossa vantagem".

A ligação do positivismo com o Serviço Social está no fato do método positivista permitir estudar as condições da evolução da sociedade e por meio deste resolver os problemas humanos e sociais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com