TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPENDENCIA QUÍMICA DO ALCOOL E RELAÇÃO FAMILIAR

Monografias: DEPENDENCIA QUÍMICA DO ALCOOL E RELAÇÃO FAMILIAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

DEPÊNDENCIA QUÍMICA DO ÁLCOOL E RELAÇÃO FAMILIAR

INTRODUÇÃO

O tema escolhido para o presente estudo é “Dependência química do álcool e relação familiar”, buscando compreender porque os homens dependentes do álcool se tornam mais agressivos dentro do espaço familiar. Este trabalho de pesquisa busca possibilitar reflexões e obter mais informações a respeito do tema.

O interesse de aprofundar no tema surgiu a partir da observação feita no CAPS AD em Abreu e Lima e da seguinte pergunta: Quais as influências e consequências dentro do espaço familiar diante da dependência química do álcool por parte de um de seus membros do sexo masculino? Bem como compreender o sistema familiar quando este está inserido na Abordagem Familiar em Dependência Química, trazendo uma análise e reflexão sobre as principais formas que o alcoolismo pode afetar a vida dos indivíduos no que diz respeito às suas relações familiares.

O alcoolismo é uma doença que afeta não apenas o dependente, mas também a família, o consumo abusivo do álcool pode causar impactos profundos nas relações familiares do usuário. Quando o uso da droga se torna abusivo, a pessoa deixa de sentir prazer em alguns aspectos da vida, como por exemplo: o convívio com parentes, além das agressões físicas, psicológicas, ressentimento, medo, dor e falência tornando a dinâmica familiar afetada por esse comportamento, fragilizando o relacionamento.

HIPÓTESE

Homens dependentes do álcool se tornam mais agressivos dentro do espaço familiar.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Compreender as influências e consequências dentro do espaço familiar, diante da dependência química do álcool por parte de um de seus membros do sexo masculino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Pesquisar sobre o uso e dependência química do álcool na história.

• Analisar os estudos sobre masculinidade e relações familiares.

• Analisar as consequências e influencias do álcool nas relações familiares violentas.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Essa pesquisa na primeira etapa será bibliográfica através de livros, artigos e reportagens, para que possamos com mais segurança e cientificidade irmos a campo.

A partir dos conhecimentos construídos elaboraremos um questionário para verificar as consequenciais e influencias do álcool nas relações familiares violentas. Faremos ainda observações a fim de verificar e confrontar as concepções teóricas com as realizações práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com