TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Ensaios: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 8

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Publicado na unidade 5 em 25/04/13

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

Parte 3

d) Para complementar seu trabalho, leia, analise e resuma as pesquisas disponibilizadas por você e por seus colegas na ferramenta exposição, trazendo para seu texto contribuições acerca das diversas formas de violação dos direitos humanos vivenciadas na atualidade.

DICA: Para aprimorar ainda mais sua argumentação, pesquise o tema em outras fontes (livros, revistas, Internet) além do livro didático, não se esquecendo de inserir as referências.

Após seu texto estar concluído, envie-o neste arquivo do Word, para o ambiente virtual.

Acompanhe a correção e feedback do professor na ferramenta Desempenho.

A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos

A ética faz parte de nossa vida desde o princípio da humanidade. É o conjunto de valores que norteiam o comportamento do homem, seu modo de ser e seus costumes.

O ser humano tem dificuldade em ser ético, pois, via de regra, ele é movido por interesses e, na busca de alcançar alguns objetivos, pode-se abrir mão de alguns princípios éticos. Apesar disso, é necessário que se procure manter o máximo de constância na manutenção de defesa dos valores.

Para manter a sociedade dentro de um padrão mínimo de valores, foram criados os códigos de ética os quais norteiam todo procedimento humano, inclusive, profissionalmente. Eles mudaram a forma de comunicação com o cliente e tornaram as relações interpessoais e o ambiente de trabalho mais agradáveis.

É inevitável não falarmos também da moral, porém, existe uma grande dúvida a respeito da diferença entre moral e ética, mas é fácil diferenciar uma da outra. A ética, como sabemos, trata do comportamento natural do homem e a moral estabelece os preceitos, valores e obrigações adquiridos por hábito e é dividida em uma sociedade. Isso quer dizer que uma completa a outra e são indissolúveis.

O homem está sempre inclinado a fazer aquilo que o satisfaz, mas deve, sempre, levar em consideração que, ao exercer sua vontade, ele não deve prejudicar o próximo, visto que os valores, apesar de serem constituídos pelo homem, são válidos e semelhantes em todos os lugares.

Precisamos lembrar sempre que nossas atitudes podem influenciar a vida de outras pessoas, por isso, devemos agir sempre de forma ética, isto é, fazendo juízo da nossa ação e avaliando se é ou não correta. Somos livres e podemos escolher de que forma nos comportaremos diante das situações, mas nossa liberdade deve estar pautada no respeito e no direito dos outros. Esta é a forma de mostrarmos consciência, que nada mais é, que fazer aos outros aquilo que queremos que façam a nós também.

Ética e educação estão interligadas. São ricas, amplas e, também, indissociáveis. A educação nos leva a pensar em comunicação, cultura, comportamento, respeito, cortesia, civilidade, entre outros. A ética, tem valores semelhantes aos da educação formando um conjunto de princípios, critérios e normas valiosos para que o ser humano se porte na sociedade.

Na atualidade, a ética tem sido parâmetro para todas as nossas ações. Por esse motivo, as empresas, para serem respeitadas, adotaram um modelo de atuação ético que tem como objetivo construir a cultura de uma empresa comprometida, que cumpre prazos de pagamentos e de entrega, que paga impostos e que respeita as leis diante de seus colaboradores, clientes, sociedade e governo.

Somente dessa forma a empresa irá construir uma imagem séria e adquirirá credibilidade no mercado. No entanto, para ser bem sucedida, essa empresa não deve ser apenas ética. Ela deve exceder as obrigações legais e agrupar valores ao seu próprio nome como instituição, promovendo a ligação entre si mesma e a sociedade a fim de revelar sua responsabilidade social.

Ao se avaliar se uma empresa é socialmente responsável, devem ser usados alguns critérios, tai como:

a) o valor e a transparência da empresa – princípios que fundamentam a missão social da empresa;

b) qual a relação da empresa com o público interno – a empresa, além de respeitar os direitos legais de seus funcionários, deve investir em educação continuada, respeitando a cultura e investindo na saúde de seus colaboradores;

c) qual o compromisso da empresa com o meio ambiente – a empresa deve se preocupar com a sustentabilidade, com o impacto ambiental de seus produtos e trabalhar para reparar os danos causados por ela;

d) quais são os fornecedores da empresa – a empresa sempre deve preferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com