TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCRIMINACAO NO MERCADO DE TRABALHO POR RESTRICAO AO CREDITO

Artigos Científicos: DISCRIMINACAO NO MERCADO DE TRABALHO POR RESTRICAO AO CREDITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  4.278 Palavras (18 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 18

DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO POR RESTRIÇÃO AO CRÉDITO

O presente artigo versa sobre a discriminação na fase pré-contratual, contratual e demissional em razão do trabalhador estar com seu nome negativado nos bureaus de dados- SPC e SERASA.

DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO POR RESTRIÇÃO AO CRÉDITO

Resumo: 1. introdução. 2. princípio da non- discrimination. 3. a função social da empresa. 4. Limitações a Autonomia da vontade privada do empregador. 5. Banco de Dados de Proteção ao Crédito. Considerações Finais.

.

Numerosas são as maravilhas da natureza mas de todas a maior é o homem.

Sófocles.

1. Introdução.

A discriminação no mercado do trabalho é sem sombra de dúvidas um dos maiores atentados contra a dignidade da pessoa humana. É sob essa perspectiva que estará assentado o objeto do presente artigo. La dignité de la persone humaine trata-se de princípio fundante das relações sociais estabelecidas em toda sociedade democrática, e é precisamente no âmbito do trabalho que está sediada, sem sombreamentos, o arcabouço, dos direitos humanos.

O lugar da pessoa humana na sociedade é muito mais do que uma mera posição no meio em que vive, representa este lugar o modo como vive, a qualidade de vida e o leque de possibilidades junto ao mercado de trabalho.

A crise financeira internacional tem sido para muitos setores um meio de acentuar a perversidade do desemprego e engrossar a marcha dos desvalidos oprimidos pela ausência do bem supremo, trabalho, que dignifica a todos, posto que, garante a sobrevivência.

O starting point deste artigo é sobrelevar o papel dos valores e princípios dos direitos internacional e constitucional como estruturas jurídicas garantes da dignidade da pessoa do trabalhador. Todos têm o direito ao trabalho, subtrair a possibilidade do ingresso do trabalhador por discriminação de qualquer espécie é afrontar a possibilidade de inclusão social.

“A igualdade implica tanto a similaridade quanto a diferença e exige que cada uma delas seja definida de uma maneira a incluir a outra.” B. Parek

2. Princípio da non-discrmination. O referido princípio é parte integrante, geneticamente pertencente cadeia principiológica dos princípios da igualdade, da tolerância, da fraternidade, da dignidade da pessoa humana, portanto toda e qualquer operação que venha a desvinculá-lo desse DNA jurídico-filosófico, produzirá com certeza distorções inaceitáveis para toda a ordem jurídica. É assim, e sempre assim, que deve ser aplicado o princípio da non-discrimination, a semelhança do linguajar farmacêutico, princípio ativo, que orienta a interpretação dos textos legais quando postos sub-exame.

O Preâmbulo Constitucional inaugura uma nova ordem jurídica que eleva a pessoa como destinatário da democracia e elenca os princípios a serem mantidos e preservados com qualidade totêmica, imperativo indeclinável do Estado Brasileiro. É sob esse diapasão que o Estado Democrático de Direito está “destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social”

Nesse sentido o Preâmbulo constitucional; serve de fonte interpretativa, clarificadora das obscuridades, muito embora não contenha valor jurídico autônomo, “Deve ser observado como elemento de interpretação e integração dos diversos artigos que lhe seguem”. Enfim, trata-se de um prefácio constitucional, “um breve prólogo da Constituição, apresentando dois objetivos básicos: “explicitar o fundamento da legitimidade da nova ordem constitucional e explicitar as grandes finalidades da nova Constituição”“. (1) MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Atlas, 1997.

Por essa razão a República Federativa do Brasil rege-se pelos princípios da cidadania, dignidade da pessoa humana e pelos valores sociais do trabalho, fundamentos do Estado Democrático de Direito.

Constitui objetivo fundamental do Estado, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 5 º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

§ 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

O legislador ordinário, imerso no espírito da concretização dos preceitos constitucionais, buscando a igualdade material, como ethos do Estado Democrático de Direito, produziu intensa legislação antidiscriminatória. Prenhe de princípios metapositivos, tais como igualdade e justiça, ambos os valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceiros, os órgãos legiferantes acamaram severamente as práticas discriminatórias obstativas do princípio igualitário.

O artigo 4º, II da CRFB estabelece que o Estado Brasileiro segue o princípio da prevalência dos direitos humanos nas relações internacionais.

§ 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com