TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO:

Gênero diz respeito ao modo como nossa sociedade constroem representações sobre ser homem e ser mulher, aponta para o conjunto de fatores socioculturais atribuídos aos corpos, estabelecendo a ideia de masculino e feminino. O conceito de Gênero foi incorporado pelo feminismo e pela produção acadêmica sobre mulheres nos anos 1970 e deste então tem sido interpretado de formas distintas por diferentes correntes do feminismo. Segundo Fraser(2007) seria possível dividir o movimento feminista em duas ondas: a primeira reinvindicação das mulheres por direitos políticos e civis, a segunda um período de ascensão e consolidação dos movimentos feministas. Na década de 1980 foram implantadas as primeiras políticas públicas com recorte de gênero, a criação do primeiro Conselho Estadual da Condição Feminina em 1983 e da primeira Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, em 1985.

Apesar de muitas conquista, muito ainda é necessário para que se possa observar mudanças efetivas nas condições das mulheres, muitos grupos de mulheres continuam sendo vítimas de violência físicas e psicológicas não só nas esfera pública mas principalmente em seus núcleos familiares fortemente patriarcais, temos como exemplo a situação atual das mulheres Orientais e Ocidentais que ainda enfrentam sérias restrições nos campos: mercado de trabalho( salários inferiores, dupla jornada com responsabilidade dos afazeres domésticos; desqualificação da mulher que é dona de casa, violência contra as mulheres ( agressões físicas e psicológicas, estupro ); Reificação da figura feminina vista como objeto de propriedade do homem.

O número de leis sobre a igualdade de direitos e o combate à discriminação tem aumentado, porém não estão sendo aplicadas, o Brasil é visivelmente é muito progressista no sentido de legislação pró-mulher, que garanta seus direitos de acesso à educação, ao trabalho e de proteção contra a violência mas temos o problema de implementação dessas leis porque os aparatos de segurança pública e do poder judiciário não respeitam sempre a aplicação dessas leis.

Temos conceitos e culturas ainda bem patriarcais dentro dos sistemas de segurança pública. O Judiciário ainda culpa a mulher, por exemplo, em casos de violência sexual ao dizer que ela estava usando uma "roupa provocante", ou dizem ainda que a mulher não necessita de um emprego mais bem pago porque ela vai deixá-lo logo para constituir sua família. Ainda são preconceitos tradicionais que são barreiras para a implementação dessas leis.

[pic 1]

As mulheres hoje trabalham fora para ajudar no orçamento familiar, no entanto muitas não tem a colaboração de seus cônjuges, tendo uma dupla jornada de trabalho, quando chega em casa tem de fazer todos os trabalhos domésticos, cuidar dos filhos, fazer o jantar etc. Homens vamos colaborar com essas guerreiras e começar a lavar e cozinhar também.

[pic 2]

HOMENS E MULHERES REALIZAM O MESMO TRABALHO PORÉM AS MULHERES RECEBEM MENOS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (142 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com