TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVISÃO E UNIFICAÇÃO DO TRABALHO E OS IMPACTOS NA VIDA DAS FAMÍLIAS

Trabalho Escolar: DIVISÃO E UNIFICAÇÃO DO TRABALHO E OS IMPACTOS NA VIDA DAS FAMÍLIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje vemos a grande importância das variações encontradas na divisão do trabalho onde encontram-se em quatro grupos refere-se ao um tipo diferente de fenômeno social com o intuito de melhoria de bens e serviços necessários a vida. A divisão do trabalho sempre existiu desde dos primórdios dos tempos onde passou por diversas mudanças mais que é existente até hoje.

Na atualidade presenciamos um novo modelo de ordem social que já passavam por diversas transformações com isso vem interferindo na dinâmica, na organização e na estrutura familiar. A luta maior se encontra-se na diferença entre os sexos onde tal definição de gênero resulta de certa forma em limites impostos entre eles.

Analisando a unificação dos gêneros a entrada da mulher no âmbito de trabalho acontece uma grande repercussão no funcionamento familiar um dos principais desafios encontrados pela mulher é de conciliar o seu tempo para as atividades domesticas, seu trabalho e etc. Com isso a vida conjugal e os papeis desempenhados por ambas as partes vão se confundido onde por exemplo convívio mãe e filho se torna mais difícil.

2 DESENVOLVIMENTO

A divisão do trabalho surgiu para que ocorresse uma dinâmica para que as pessoas se especializasse em funções especificas para que assim ocorresse eficiência e rapidez ao sistema produtivo, onde essas especialização vai fazer com que as funções e tarefas fiquem delimitadas em cada setor produtivo. A divisão do trabalho é importante para que o trabalhador adquira agilidade na execução dos seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto e um relativo aumento na produção, porém ocasiona o surgimento de trabalhadores alienados quanto a esse processo produtivo, isso quer dizer que o trabalhador vai conhecer apenas uma única etapa da produção fazendo com que ele torne-se muito limitado o ideal é ter funcionários bem dotados e com amplas capacidades de exercer diversas funcionalidades.

Podemos apontar como aspecto base a estrutura social de produção de mercadorias especificas que se divide em diversos fatores um deles a base de divisão técnica e de tarefas. Antes de surgir essa divisão especifica do trabalho o produto final era sempre feito por outro indivíduo, sendo assim a procura por pessoas especializadas para das o acabamento em certos produtos era procurado fora da comunidade por não ter pessoas capacidades para exercer determinada função. Vemos diferentes tipos de comercio existentes na época onde não existia a divisão e a especialização do trabalho um dele o comercio especializado, ou seja, dentro da própria comunidade ou o comércio de especialização, que são duas comunidades inteiras uma em contato com a outra realizando trocas de mercadorias entre si.

A palavra que melhor caracteriza a divisão do trabalho é ‘variação’ refere-se a diferentes formas que os seres humanos tem de produzir e reproduzir sua vida. Podemos classificar essa variação em quatro grupos diferentes que se refere aos fenômenos sociais sendo eles: divisão social do trabalho que é a designação especifica do trabalho; Divisão parcelar ou pormenorizada do trabalho, divisão manufatureira do trabalho ou divisão técnica do trabalho que se refere a fragmentação de um trabalho de modo que o resultado surge a partir de uma grande quantidade de operações executadas por trabalhadores especializados; divisão sexual do trabalho, estudos de gênero para expressar os diferentes papeis atribuídos a homens e mulheres na sociedade e no processo produtivo; divisão internacional do trabalho diz respeito a posição dos países no mercado e no processo produtivo global.

Segundo QUINTANEIRO (2002:40):

“é o surgimento de um excedente da produção que permite a divisão social do trabalho, assim como a apropriação das condições de produção por parte de alguns membros da comunidade os quais passam, então, a estabelecer algum tipo de direito sobre o produto ou sobre os próprios trabalhadores.”

Podemos concluir que todas as teorias citadas refletem na sociedade atual, já que a consciência coletiva tem vindo a diminuir significante devido as decorrentes consequências do surgimento da divisão do trabalho. A medida que este aumento os elementos da sociedade torna-se cada vez mais dependentes um dos outros, por que cada elemento forma bens e serviços diferentes. Por um lado, sendo uma marca de progresso da sociedade, permite uma maior especialização e qualificação dos indivíduos no trabalho, o que se traduz numa via de realização pessoal. Contribui para o aumento da força produtiva e para a habilidade no trabalho, assim como também permite o rápido desenvolvimento intelectual e material das sociedades. Além disso, promove a coesão e a organização social, mantendo o equilíbrio da sociedade.

Desde os primórdios dos tempos até os dias de hoje a estrutura familiar tem mudado bastante onde antigamente o modelo clássico de uma família era o casamento durar até a morte atualmente o agrupamento familiar com o advento do divórcio, do reatamentos e das uniões gays, Se antes o homem era o único ou o maior responsável pelo sustento familiar e a mulher pela organização doméstica e a educação dos filhos, hoje essas funções são mais compartilhadas, se bem que nem sempre de modo paritário.

Vemos que hoje em dia a preparação das crianças para um futuro promissor ganha um destaque exagerado onde isso vai gerar um fenômeno importante em que o filho deixa de ser filho e vai ocupar exclusivamente o lugar de aluno onde incentivam pra que sua vida escolar seja o mediador mais importante da sua vida, refletir a respeito de tais fenômenos e buscar novas maneiras de encarar antigas tradições familiares nesse momento de transição de ensinamento aos filhos da convivência com os outros, a transmissão da história, tradições, valores e costumes familiares, a construção das virtudes e da moral familiar, o ensinamento de princípios caros ao grupo, entre tantos outros atributos dos pais, perdem terreno é o desafio desse tempo.

A família é considerada um dos principais agentes de socialização e de reprodução de valores e padrões culturais nos indivíduos. Dessa forma, a família não é só uma instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com