TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Impactos Ambientais

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.957 Palavras (32 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 32

IMPACTOS AMBIENTAIS

TEMA:

  • LISTAR AS ATIVIDADES IMPACTTANTES DA FASE DE CONSTRUÇÃO DE QUALQUER OBRA OU EMPREENDIMENTO.
  • LISTAR OS IMPACTOS NO MEIO FISICO, BIOTICO E SOCIO-ECONOMICO DECORRENTES DESSAS ATIVIDADES.
  • LISTAR MEDIDAS QUE VIEREM MINIMAR ESTES IMPACTOS.

ASSUNTO ABORDADO: construção de uma ponte rodoviária e seus acessos no médio curso do rio Tocantins, denominada Ponte sobre o rio Tocantins.

INTRODUÇÃO:

Os modelos de desenvolvimento e os padrões de consumo adotados provocam alterações globais, sendo que tais mudanças estão diretamente relacionadas de modo inextricável com o comportamento humano. Todas as causas humanas de mudança ambiental global acontecem devido a um conjunto de causas próximas, as quais alteram diretamente certos aspectos que culminam e produzem efeitos globais. Por isso se faz imprescindível que se inclua uma análise prévia e consistente acerca dos meios e métodos a serem utilizados para promover o desenvolvimento de uma região. Esta análise é fundamental na área da construção civil.

É de suma importância que se avalie o local, identificando-se os recursos diretos e indiretamente implicados e, conseqüentemente, os possíveis efeitos advindos de sua utilização. Pois com o conhecimento dessas variantes, será possível a utilização inteligente da tecnologia permitindo às autoridades governamentais, no cumprimento da promoção do desenvolvimento, o equilíbrio entre a execução das obras e a exploração pautada em experiências conservacionistas dos recursos ambientais.

Daí, a necessidade de estudos ambientais que auxiliem a construção de uma ponte rodoviária e seus acessos no médio curso do rio Tocantins, denominada Ponte sobre o rio Tocantins,interligando os municípios de Imperatriz-MA e São Miguel do Tocantins-TO.

Vale ressaltar que a obra trará significativos benefícios à população, tanto no translado de um município para o outro, diminuindo o tempo de travessia e aumentando a segurança no transporte de cargas e insumos, quanto pelo caráter renovador da economia, no sentido de atração e beneficiamento de novos investimentos para os municípios envolvidos.

Quanto ao EIA, cabe destacar que o mesmo foi elaborado com a finalidade de subsidiar a obtenção da Licença Prévia para o empreendimento e sua consecução foi baseada em levantamentos pertinentes aos elementos físicos, bióticos, sociais, culturais e econômicos, que constituem o meio ambiente das áreas direta e indiretamente afetadas nas suas fases de planejamento, implantação e operação.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS:

Para a avaliação dos impactos levou-se em consideração que a construção da

ponte ocorre através de intervenções de engenharia que interagem com o meio ambiente, podendo acarretar alterações no mesmo, e desta forma estabelecer uma nova organização dos meios físico, biótico e antrópico utilizando-se de três diferentes métodos.Para a avaliação espacial dos impactos utilizou-se o método de sobreposição de cartas temáticas, método proposto por Tricart (1976) e Mcharg (1969). No estudo das interrelações entre os componentes ambientais e as intervenções previstas no empreendimento usou-se o método de Leopold et al. (1971) integrado com o método de Fischer & Davies (1973) em que se elaborou a matriz de interrelações. Foi realizada também, a valoração e a ponderação dos impactos potenciais que estão plotados na matriz de avaliação.

Todos esses métodos foram modificados e adaptados para o caso específico da

Ponte sobre o Rio Tocantins, visando, assim, diminuir as limitações e a subjetividade da análise dos resultados destes métodos. Estas modificações tiveram também como objetivos aumentar a abrangência dos resultados e permitir a análise espacial das áreas mais vulneráveis ambientalmente às intervenções do empreendimento e mais suscetíveis ao aparecimento dos impactos. Os atributos avaliados foram definidos da seguinte forma:

- Natureza: Identifica quando o impacto tem efeitos Benéficos ou Adversos sobre o meio ambiente;

- Reversibilidade: Classifica o impacto em Irreversível ou Reversível, após a

manifestação de seus efeitos;

- Duração: Divide o impacto de acordo com a temporalidade de sua manifestação:

quando ocorrem por tempo indeterminado - Permanente; quando ocorrem por

tempo determinado em uma ou várias fases do empreendimento - Temporário; ou quando ocorrem de forma repetida - Cíclico;

- Abrangência: Classifica o impacto de acordo com a extensão da área abrangida pela manifestação de seus efeitos, denominando-se de Local os que ocorrem pontualmente na área de locação da obra; Regional os que abrangem os limites do município; e Global os que ultrapassam os limites dos municípios envolvidos no estudo; - Intensidade: Refere-se ao grau de incidência de um impacto sobre um fator ambiental, em relação ao universo deste, na forma como está presente na Área de Influência, identificando-o como de Forte, Média, Fraca e intensidade variável, sendo a mesma representada na legenda da Matriz de Avaliação pelo tamanho da figura geométrica:

[pic 1]

- Significância: Refere-se ao grau de interferência do impacto ambiental sobre os diferentes fatores ambientais, podendo ser denominada como Forte, Média ou Fraca, na medida em que tenha maior ou menor influência sobre o conjunto da qualidade ambiental local, sendo representada na legenda da Matriz de Avaliação pelo preenchimento da figura geométrica:

[pic 2]

Após esta identificação, foram analisados os seus indicadores, e estimada a sua

variação para a alternativa escolhida.

Na avaliação dos impactos, estes indicadores foram utilizados para a valoração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (404.2 Kb)   docx (92.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com