TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Darwinismo Social

Dissertações: Darwinismo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  299 Visualizações

Darwinismo social

No século XIX os países europeus foram atingido pela revolução burguês, era uma sociedade capitalista, mas no final desse século, a economia europeia por um choque, o crescimento do mercado não obedece ao ritmo da industria, com isso tem crises de superprodução e as pequenas industrias quebram. Há um excedente de oferta, com isso ocorre uma guerra concorrencial, que provoca uma queda na taxa de juros. As empresas que passaram pela crise se juntam, disputando o mercado existente e a livre concorrência, e o que era a sociedade capitalista foi sendo substituída pela concentração das atividades produtivas nas mãos de um poucos produtores. A partir daí, começam a se formar grandes monopólios e oligopólios associados a poderosos bancos, que financiam a produção por meio de capital financeiro, gerando grandes dividas, que só seriam pagas com a expansão do mercado e da produção. A única maneira de conseguir a sobrevivência das industrias seria ultrapassar os limites da Europa.

A Europa queria a conquista de impérios alem-mar, os principais alvos na época eram Africa e Asia, pois podia se obter matéria-prima bruta, baixo custo e Mao-de-obra barata. Tambem havia pequenos mercados consumidores e extensas áreas.

Os europeus tiveram que lidar com civilizações organizadas com princípios diferentes dos seus. Assim, tornava-se necessário organiza-lo sob novos moldes

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com