TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Delimitação do tema e Problema da pesquisa

Tese: Delimitação do tema e Problema da pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

Delimitação do tema e Problema da pesquisa:

Quando refletimos sobre a dimensão ética nas empresas, é necessário compreender que, além dos compromissos relativos ao seu funcionamento interno, a organização empresarial possui compromissos externos, de ordem social. É neste contexto que iremos desenvolver este trabalho, pois o compromisso social da empresa se expressa, ainda, no seu engajamento com programas culturais e filantrópicos de interesse da comunidade, nos seus projetos de preservação ambiental, especialmente porque, nesse ultimo caso, a tecnológica usada pelas organizações costuma causar impactos sobre o meio ambiente.

Nos dias atuais para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado em que atua, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Englobando outros itens como: ética, compromisso, respeito à sociedade e preservação ambiental.

Este presente trabalho irá trazer a importância e a necessidade de uma moderna gestão empresarial, gestão esta capaz de criar relacionamentos mais éticos no mundo dos negócios. A sociedade como um todo se beneficia, quando as organizações agem de forma honesta com todos os envolvidos no processo sejam eles: clientes, fornecedores, sócios, funcionários, o governo e a sociedade em geral. Os valores, os rumos e as expectativas devem levar em conta todo esse universo de relacionamento e seu desempenho também deverá ser avaliado quanto ao esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e em sua atuação como empresa socialmente responsável.

A importância deste trabalho de pesquisa se dá pela necessidade que as empresas têm de incluir em sua estratégia de negócios o apoio a objetivos de interesse social e de responsabilidade pública, como: melhoria na educação, assistência médica, excelência na proteção ambiental, bem como conservação de recursos naturais.

Portanto um estudo sobre o compromisso ético que as empresas devem ter com a sociedade e principalmente com o meio ambiente, irá trazer melhorias tanto para as organizações quanto para o ambiente externo a elas.

Então, como as empresas podem aumentar sua competitividade sendo éticas e sócio-ambientalmente responsáveis?

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral:

Ressaltar a importância da consciência ética nas organizações com relação à responsabilidade social e ambiental.

2.2 Objetivos Específicos:

Determinar o grau de relevância que as empresas vêm dando ao tema abordado;

Identificar as empresas que trabalham com projetos de responsabilidade social e ambiental;

Analisar como as informações sobre responsabilidade social são apresentadas à sociedade;

Pontuar como os cidadãos decidem por adquirir um produto ou serviço, pelo fato desde ter relação direta com a responsabilidade social.

3.Justificativa

Responsabilidade Sócio-Ambiental está em evidência atualmente nas discussões referente à participação das empresas privadas na solução de necessidades públicas, da sociedade e preservação do meio-ambiente.

De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal de 1998:

“Todos têm direito ao meio-ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Pode Público e á coletividade o dever de defendê-lo e preservá-la para as presentes e gerações futuras” (Constituição Federal 1998)

Segundo o Instituto ETHOS de Responsabilidade Social (2000), a empresa que vise apenas interesses financeiros não é completa para o mercado atual, pois atualmente o interesse tem que visar contribuições para um conjunto maior, envolvendo outros públicos da empresa. De acordo com ETHOS, “a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com